ENCONTROS ANTERIORES

IX ENCONTRO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA - I ENCONTRO DE FORMAÇÃO POLÍTCA


CALENDÁRIO REGRESSIVO PARA O EVENTO

Semana do evento -  21 a 27 de Abril  Evento – 25 a 27 de Abril.

Oficinas e Rodas de Conversas que antecede ao IX Encontro
Decoração e ajustes finais, confirmação as estruturas
IX Encontro do Fórum de Cultura da Bahia e I Encontro de Formação Política



FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA
IX ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA - I ENCONTRO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

“Homenagem às comunidades Indígenas da Bahia e as personalidades centenárias “aos centenaristas” da cultura.


PROPOSTA TÉCNICA

APRESENTAÇÃO

O FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA foi articulado durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura em 2011, e criado a partir das reuniões de formação em Janeiro de 2012 no Espaço N’Casa em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
O Fórum é um espaço de discussão, formação e articulaçãopermanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, não fazendo qualquer discriminação de origem étnica, de gênero, de religião e de linguagem artística. O Fórum é apartidário e aberto à cooperação com órgãos governamentais, com abrangência nos 417 municípios do Estado da Bahia.
O Fórum é um instrumento de controle social da Sociedade civil para proposição, monitoramento e avaliação das estratégias de gestão das políticas culturais do Estado da Bahia. É de objetivo do Fórum acompanhar a execução de ações, projetos e programas que são executados por órgãos governamentais nas esferas (municipal, Estadual e Federal) e pela iniciativa privada. O Fórum se direciona para apoiar os trabalhos e as ações dos Conselhos Municipais de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, potencializando as formas e meios de produção e acesso à cultura, o marketing e divulgação cultural, além de apoiar as ações do Fundo Estadual de Cultura, e apoiando os editais e chamamentos públicos da área cultural.
O Fórum é uma forma democrática de reunir pessoas, entidades, artistas, produtoras/es, professoras/es, estudantes, interessadas/os na cultura em geral e debater todas as questões, dentre elas e a mais importante de todas, a Política Estadual de Cultura. Assim como, promovem capacitações, workshops e oficinas para qualificação social e profissional e para capilarização das políticas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado da Bahia.
O Fórum é uma rede estadual para à valorização da cultura, de pessoas, entidades não governamentais e de empresas, bem como de entidades que representam profissionais das respectivas áreas da cultura. Ele é um instrumento da sociedade civil organizada se dispondo, a discutir problemas e encontrar soluções estratégicas para gestão das políticas culturais no Estado. Que apóia e potencializa a continuidade das políticas aprovadas nas diversas instâncias governamentais, fortalecendo a operacionalização delas nos 27 territórios de identidade da Bahia.
O Fórum é eclético, plural, apartidário, mas com muita raça para decidir e encaminhar saídas estratégicas para as crises e os problemas da gestão das políticas culturais. O Fórum Estadual tem por objetivo promover e fortalecer os Fóruns de Cultura Municipais no Estado.
É chegada a hora.
O Fórum Estadual de Cultura da Bahia é tarefa de todos nós!

JUSTIFICATIVA

O Fórum de Cultura da Bahia vem com sua  abrangência, agregando todos os municípios, entidades, grupos, artistas e militantes da cultura. Temos como um de nossos principais objetivos consolidar  a presença nos 27 territórios de identidade do estado.

Com o  título de terceira maior região metropolitana em número de população no Nordeste brasileiro, a Região Metropolitana de Salvador – também conhecida por RMS ou Grande Salvador – é ainda a sétima mais populosa do Brasil e a 109ª do mundo com seus 3.574.804 habitantes (IBGE/2010) e seu  elevado índice de desigualdade social e com uma taxa de analfabetismo ainda alta e suas belas naturais caracteriza a cidade de Salvador em seus desdobramento diferenciado  nos segmentos culturais/sociais e educacionais.
A Região Metropolitana de Salvador é formada outros 10 municípios: Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Simões Filho, Salinas das Margaridas, Salvador e Vera Cruz.

A Região Metropolitana de Salvador é palco de típicas manifestações culturais e da musicalidade dos blocos afro e afoxés. Ainda há a forte evidência da cultura e religiosidade afro-descendente no local. Prova disso são os diversos terreiros de candomblé, igrejas e centros religiosos das mais variadas religiões, além das lavagens e festas religiosas.

O artesanato da Região está muito relacionado à pesca e se encontra em todos os municípios. A utilização de conchas de Salinas de Margarida por parte dos artesãos, que promove o reaproveitamento de retalhos, fibra de coco e bordado de cerâmica. Local de miscigenação e pluralidade de grupos culturais, a Região abriga, dentre outros, as seguintes comunidades: comunidade quilombola de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho; de pescadores e marisqueiras, em Salinas da Margarida, Itaparica e Vera Cruz; a comunidade indígena Kariri-Xocó, em Lauro de Freitas; a comunidade hippie de Arembepe.

A diversidade cultural que nasce da adaptação do ambiente em que vive o homem e abrange inúmeras áreas de conhecimento; crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, tecnologia, artesanatos, folclore.. Entendemos que além do intercâmbio cultural que os encontros do Fórum promovem a formação dos nossos membros também é importante, sobretudo o artista, o povo, a periferia, a ruralidade, o urbano, a sociedade e seus modos.

O Fórum de Cultura da Bahia vem para este território com mais uma tarefa de se consolidar como rede de organização político-cultural da Bahia, iremos aproveitar este encontro para iniciar um longo processo de formação política dos nossos membros. É a isso que se propõe este I Encontro de Formação Política do Fórum de Cultura, construir espaços de dialogo junto com a sociedade civil, poder público e os diversos segmentos culturais a formar cidadãos espalhados nestes 27 territórios e futuros agentes culturais para garantir seus direitos políticos, públicos e beneficiar a Cultura em toda sua vertente, sendo esta bem de poder, de fala, ação e movimento.

OBJETIVOS

GERAL
Articular o Fórum de Cultura da Bahia na região metropolitana de Salvador, criando uma rede de mobilizadores e agentes culturais na defesa da promoção e fomento das políticas públicas de cultura no território e promover o I Encontro de Formação Política do Fórum de Cultura da Bahia.

ESPECÍFICOS:
1.      Capacitar os participantes, agentes culturais, gestores públicos e a sociedade civil através da realização de rodas de conversas e de plenárias de formação;
2.      Consolidar a presença do Fórum de Cultura da Bahia na Região Metropolitana de Salvador;
3.      Eleger a Coordenação do Fórum de Cultura da Bahia Biênio 2014-2016;
4.      Mapear as manifestações culturais presente na Região Metropolitana de Salvador;
5.      Realizar Intercâmbio Cultural entre manifestações culturais da RMS e outros territórios;.
6.      Promover o pertencimento e poder dos coletivos e suas manifestações culturais presente nos Territórios de Identidade.
7.      Difundir a diversidade da cultura dos territórios de identidade e da região metropolitana de Salvador.
8.      Avaliar a situação das políticas públicas culturais dos territórios e apresentar o resultado do encontro aos órgãos competentes.
9.      Abrir espaços de construção social, cultural e política
10.  Desenvolver o crescimento cultural regional para a grande Massa.


CRONOGRAMA
Ação
Início
Término
Pré-produção
10/12/13
24/04/14
Inscrição
01/04/14
15/04/14
Oficinas/rodas de conversas precedente ao encontro
22/04/14
22/04/14
Realização
25/04/14
27/04/14
Pós-produção
28/04/1428/07/14


PROGRAMAÇÃO


*inscrições presencial dia 25 a partir das 14h - Colégio Padre Luis Palmeira


DIA 25/04 - sexta-feira

14h00min – Credenciamento - Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

16h00min - Concentração do Cortejo Cultural com Oficina de Cartazes
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

18h00min - Saída do Cortejo Cultural
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira até a Praça da Bíblia

20h00min – Abertura do Evento - Praça da Bíblia
Hino Nacional
Cerimônia de abertura
Convidados:
Representantes dos municípios do Território Metropolitano de Salvador
Representante da Secult
Representante da Sociedade Civil – Cristina Gonçalves - Delegada Nacional de Cultura
Representante do Conselho Estadual de Cultura
Mestre cerimônia - Alex Passos
Contra Mestre de Cerimônia – Rita Pinheiro e Fernando do Recife - Fórum de Cultura da Bahia

21h00min – Programação Cultural
Orquestra Viva Vivaldo

00h00min- Encerramento

Dia 26/04 – Sábado

07h00min às 08h00min – Café da manhã
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

08h30min - Abertura do espaço - intervenção cultural
Local: Centro de Cultural Irmão Inocêncio Antônio Batista
Grupo Maracatu Santo Antônio - Salvador

09h00min Apresentação do Fórum de Cultura da Bahia
Mestre de Cerimônia - Helder Bonfim - Fórum de Cultura da Bahia

09h10min Homenagem ao Território do Sisal e a Cidade de Tucano
Rita Pinheiro - Garimpeira da Cultura

09h20min Intervenção Cultural de Simões Filho
Samba de Viola Quilombo Pitanga de Palmares - Simões Filho/BA

09h30min - Mesa de debate  Análise e Circunstância das Políticas Publicas: "Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?"
Local: Centro de Cultural Irmão Inocêncio Antônio Batista

1 - Rita Santos - Associação das Baianas de Acarajé, Mingaus e Similares da Bahia
2 - Carlos Paiva- Superintendente de Promoção Cultural (Secult-BA)
3 – Jorge Salles – Secretário de Cultura de Simões Filho
4 - Ana Vanesca - Cine Teatro Plataforma
5- Val Macambira - Conselho Nacional de Política Cultural
6 – Eduardo Oliveira – Mestre em Políticas Públicas para Deficiente Físicos
7 – Robson Mol – Colegiado de Artes da Secult.
8- Fernanda Rocha - Sistema Est.. De Cultura e Cons. Municipais.
Mediadora - Cristina Gonçalves - Fórum de Cultura da Bahia

11h00min - Abertura para Debate

12h00min às 13h00min – Almoço - Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

13h30min – Intervenção Cultural - Mostra de Cultura Popular
Local: Centro de Cultural Irmão Inocêncio Antônio Batista

14h10min – Mesa de debate - Mestres da Cultura: Instituição e costume de uma sociedade: Tradição Oral, Memória e Corporal
Local: Centro de Cultural Irmão Inocêncio Antônio Batista

1. Lymbo kariri xocó - mobilizador social.
2. Nádia Acauã Tupinambá - educadora.
3 . Ademário Ribeiro – Historiador
5. Quilombo de Pitanga dos Palmares.
6. Raimundo Batista Nascimento - Sr. Birro - Mestre Popular de Simões Filho
7. Romar Duarte – Mestre Popular de Candeias
8. Juracy Tavares – Professor
9. Cacique Lázaro Kiriris
Mediadora Rita Pinheiro – Fórum de Cultura da Bahia

15h00min – Abertura para o Debate

15h30min – Rodas de Conversa - Local: Escola Ressurreição

Roda 01 - Coletivo de Poesia Sarau da Onça
Tema: Cultura e Emancipação Cidadã

Roda 02 - Levante Popular da Juventude
Tema: Juventude, Cultura e Participação Popular.

Roda 03 - Lymbo kariri xocó
Tema: Cultura Indígena e o Processo Político - Dança, Pintura Corporal, Artesanato e Memória

Roda 04 – Soiane Gomes
Tema: Dançando Nossas Matrizes- Caboclinhos, expressão indígena no carnaval.

Uma das mais belas manifestações do carnaval nordestino esta na evolução das tribos de caboclinhos, com seus estandartes e a beleza de suas fantasias.
Formado por cacique, pajé, capitão e curumins desfilam pelas ruas em duas filas fazendo evoluções das mais ricas, dançando os feitos históricos de seus antepassados.
Nesta roda teremos a oportunidade de conhecer os aspectos sociais, históricos e artísticos da presença dos caboclinhos, seus movimentos e evoluções coreográficas.

Roda 05 - Sergio São Bernardo (Instituto Pedra do Raio)
Tema: Educação e segurança - Diversidade e a cultura da paz

Roda 06 - Patrícia Santana
Tema: Cultura Participativa no Território Metropolitano: uma leitura governamental

“Não somos republicanos de araque”, disse o secretário de Cultura da Bahia Albino Rubim durante a Semana de Formação sobre Sistemas Municipais de Cultura para RTCs –Representantes Territoriais de Cultura (da SecultBA) e associados da ADIMCBA –Associação de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia. O encontro ocorreu entre 10 e14 de março de 2014, na cidade histórica de Cachoeira, sede dos primeiros embates pela Independência do Brasil, hoje destacado município do Território do Recôncavo. Políticas públicas para a Cultura vêm sendo implantadas na Bahia desde 2007, quando o governo estadual garantiu autonomia à pasta, desmembrando-a do Turismo. A partir daí a SecultBA passou a acompanhar a estruturação do Sistema Nacional de Cultura, dividindo as responsabilidades estaduais com o MinC - Ministério da Cultura. Hoje temos a Lei Orgânica de Cultura da Bahia, que instituiu o Sistema Estadual de Cultura, e caminhamos para a aprovação do Plano Estadual de Cultura (documento que trabalha com o horizonte de 10 anos).
Além de republicana e democrática, a gestão estadual de Cultura da Bahia investe na consolidação de uma cultura participativa. Em 2013 foram sistematizadas as propostas anteriores à V Conferência Estadual de Cultura e apresentadas a(o)s delegadas(os) de cada um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia cartilhas com os conteúdos demandados e painéis com os investimentos realizados. Os municípios foram estimulados a enxergar seu horizonte de atuação na área e na Conferência Estadual foram eleitos representantes dos Territórios para o Conselho Estadual de Cultura.
O amadurecimento da democracia participativa resultou ainda na instituição dos Colegiados das Artes, com representantes das linguagens artísticas já caminhando para conquistar a outra metade das cadeiras da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura. E avança na direção das Políticas Setoriais, que ampliam o horizonte das ações desenvolvidas pela SecultBA em direção às Culturas Digitais (que já instituiu o Colegiado),Culturas Identitárias e Populares (que já contam com um Centro diretamente vinculado ao secretário), aos Setores do Livro e Leitura (que já produziram um Plano) e dos Patrimônios Materiais e Imateriais - campo que explicita a nossa histórica desigualdade econômica.
A presença democrática e contínua do Estado através da efetivação de Políticas Públicas de Cultura para o Território Metropolitano, no entanto, ainda não está consolidada. Além de registro e partilha permanentes (que não encontram apoio na mídia, diga-se de passagem), o processo de instituição da Câmara Temática de Cultura do Território Metropolitano de Salvador demanda delicado trato neste ano de eleições.

Roda 07 - Nelson Maca (Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia)
Tema: Literaturas Negras: Arte, Luta e Identidade

O objetivo central da atividade é apresentar a Literatura Negra - exemplificada a partir da apresentação de elementos constitutivos da Poesia Negra - como um lugar potente de experiências estéticas, mas que pode também ocupar um papel essencial na representação de uma identidade negra positiva. Feita provocação inicial a partir dessa tese, o bate-papo posterior focalizará a abrangência da experiência literária, para além de sua constituição estética, ou seja, considerando igualmente seu discurso como importante arma na denúncia e enfrentamento do preconceito, discriminação e racismo. Para tanto isso, torna-se inevitável relativizar os cânones e espaços oficiais da prática, divulgação e ensino da literatura, assim como buscar a compreensão da representatividade de experiências literárias divergentes, demarcando territorialidades fundamentais à permanência e convívio igualitário das diferenças em ambiente multicultural.

Roda 08 - Mara Mukami e Larissa Passos
Tema: Construção de identidade estética e política da Mulher Preta e Crimes contra a dignidade sexual.

Seminário seguido de uma roda de conversa, cuja temática contempla as problemáticas em torno da Mulher. Dentre elas destacamos a questão específica da Mulher Preta, a resistência do cabelo como uma forma de enfrentamento diário quando assumir o crespo está para além da estética frente ao sistema que exclui, pois, quando o posicionamento é político a aceitação é mais fácil.  Outra questão que será abordada são as referentes aos crimes contra a dignidade sexual.

17h30min - Giro das Rodas
Mediador - Helder Bomfim e Fernando do Recife – Fórum de Cultura da Bahia

19h00min as 20h00min – Jantar
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

20h00min – Virada Cultural
Local: Praça da Bíblia
Apresentação: Helder Bonfim e Laecio Silva
Atrações: Ninfa Cunha; Déo Carvalho; Banda Mametto;
Orquestra de Berimbau Obá de X; Intervenções.

00h00min – Encerramento da Cultura


DIA 27/04 – DOMINGO

07h00min as 08h00min - Café da manhã
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira
09h00min – Assembleia
Local: Auditório da Câmara de Vereadores

Apresentação do Projeto Mapeamento das Manifestações Culturais
CISAIS/UFBA - Prof. Clélia Côrtes.

09h30min - Avaliação do regimento interno

10h30min - Escolha do local e data do X Encontro do Fórum de Cultura da Bahia

11h00min - Organização e Regimento do Fórum de Cultura da Bahia
Gilberto Batista e Cláudio Vilas Boas
Nomeação / eleição
Encaminhamentos finais e encerramento

13h00min as 14h00min - Almoço
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

14h30min – Toré Indígena; Cultura da Paz
Local: Praça da Bíblia

16h00min – Saída dos ônibus para os municípios.

Exposições
Local: Centro de Cultural Irmão Inocêncio Antônio Batista e Saguão da
Câmera Municipal
Fotográfica - Salvador de muitos cantos e encantos; Mestres Centenaristas da Cultura;
Artesanato; louças e antiguidades.

Feira de Economia Solidária
Local: Praça da Bíblia
Culinária; Artesanato; Literatura.






Programação do VIII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia
por uma política cultural Inclusiva

Território do sisal - tucano de 15 a 17 de novembro


Dia 14/11/2013

22h - chegada das delegações
Inicio do credenciamento – Colégio Zélia de Brito - OK

Dia 15/11/2013 (Sexta feira)

06h30 min CREDENCIAMENTO – Colégio Zélia de Brito

07h00min – CAFÉ DA MANHÃ  – Colégio Zélia de Brito

09h00min – VISITA À JORRO / INTERVENÇÕES CULTURAIS
Pavão Dourado (samba e cantiga de roda)  - Serrinha
Sociedade Recreativa E Cultural Filarmônica  - Serrinha
Grupo de Pífano – Araci
Quadrilha Rancheira de Deixaí – Cansanção
Grupo de Dança de Nana - Tucano

12h00min – ALMOÇO – Colégio Zélia de Brito

14h00min – Solenidade de Abertura  - Ginásio de Esportes João Cerqueira de Santana

MESA DE ABERTURA
Mediadora. – Adriana Silva

Hino Nacional
Apresentação do Coral infantil Canudos / Chico da Viola - Hino da Independência da Bahia
Prefeito Igor; CODES; CONSISAL, Representante da SECULT/BA; Rubens Rocha; Roquinho de Santa Luz
Apresentação do Fórum de Cultura da Bahia - Por Cristina Gonçalves
Homenagem ao Território anterior (Sertão do São Francisco)
Por Rita Pinheiro / Geanne de Oliveira
Apresentação de vídeo homenagem a Canudos  – Por Darlon Silva
Apresentação da Companhia Expressão com Arte – homenagem a Tucano

15h30min h - MESA 01 “CULTURA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL”
Palestrantes:
Mediadora  – Sônia Bastos
1. Adelson Fonseca – Rio Real - ADIMCBA
2. Sandro Magalhães – SUDECULT/BA
3. Jonas Terra  - Tucano
4. Valquíria Lima – IFBA
5. Jorge do Portal – Biritinga
6. Carlos Neves – Conceição do Coité
16h30min – Debate

17h30min – Intervenção Cultural - com Orquestra Sinfônica de Santo Antônio (Conceição de Coite) 
Desfile de Economia Solidária. Com Altamira Miranda e Sônia Bastos (Acompanhado por um Grupo de Pífano/Caixa de Gaita – Tucano)Filarmônica Dois de Julho (Tucano)
18h30min – Jantar – Colégio Zélia de Brito

20h30min às 22h30min – Apresentação Cultural –  Praça da cidade – em frente a Igreja
Mediador: Antônio Ilton Dedê
Apresentação das Comunidades Indigenas: Kiriris, Pankararé, Caimbés e Pataxós – Toré
Samba de roda – Araci
Sisma Costa – Mutuípe

DIA 16/11/2013 (Sábado)

07h00min – Café da Manhã - Colégio Zélia de Brito

09h00min - Alvoroço Cultural - Caminhada do Colégio Zélia até o Ginásio de Esportes

09h30min - Mesa dos Mestres dos Saberes - Ginásio de Esportes João Cerqueira de Santana
Tema: Audiência Pública para discutir a criação do Dia Nacional do Samba de Roda
Mediador – Darlon Silva
Convidadas/os
1- Marizete – Vivências Samba de Roda - Valente
2 - Nossas Raízes (samba de roda e cantoria)  - Serrinha
3 -  Associação dos Sambadores e Sambadeiras da Bahia -  Santo Amaro
4 – Parlamentares Presentes

12h00min às 14h00min - ALMOÇO – Colégio Zélia de Brito

Intervenção Cultural com o Núcleo Capitu de Ensino Pesquisa e Extensão em Gênero, Sexualidade e Diversidades - UFRB
TRANSITORIEDADE DO DESEJO - Camila Carmo e Camila Oliveira

14h00min – RODAS DE CONVERSAS – Escola Rackel Gonçalves
1 – Luciana Mandelli – Tema: Políticas Públicas e Participação Popular
2 – Rita Pinheiro – Tema: Brincadeira Tem Hora (local: Auditório do Colégio Zélia de Brito)
3 – Luis Bandeira- Tema:  Teatro da População Negra e Marginalizada
4 – Rose Costa – Tema: Literatura Marginal: possibilidades de intervenção social através do hip hop
5 – Augusto de Souza – Tema : Ética e Cultura como instrumento para a formação do cidadão
6 – MESTRE Di   -  Roda de capoeira infantil (Local : pátio da escola ou praça )
7- Valquíria Lima – Tema: O Artesanato como Economia Criativa e Solidária
8- Wellington Batista – Tema: Corpo, Capoeira e Educação
9- Lilian Pacheco e Marcio Cayres – Tema: Vivências da Pedagogia Griô
10- Cecilia Petrina e Zé Silva: Politica Territorial de Cultura


16h30min -  Intervenção Cultural - Grupo Cultural Boi Samba Burrinha – Biritinga

17h00min – Culminância das rodas – 10 mim p/cada roda

19h00min – JANTAR – Colégio Zélia de Brito

21h00min às 00h VIRADA CULTURAL– Clube Cultural 5 de Agosto
Mediação de Aliã e Fredson
(Apresentação de cantores, bandas, associadas a intervenções poéticas e recitais do Território ou visitantes). Nomes como: Quixanaiya, Fábio Mendes; Carlos Silva; DJ Marcelo Paulista; Zé do Cavaquinho; Waldemar (Pintura); Jonas Terra; Douglas de Almeida.
DIA 17/11/2013 (Domingo)

07h00min – Café da Manhã - Colégio Zélia de Brito

09h00min –  Intervenção Cultural - Ginásio de Esportes João Cerqueira de Santana
Com o Grupo  CJAR-Coral Juventude Arte do Recôncavo
Hino do Fórum de Cultura da Bahia e apresentação Teatral.

10h00min – PLENÁRIA DE ENCERRAMENTO
Resultados da V Conferência de Cultura da Bahia – Perspectivas para a Conferência Nacional
Secretário de Cultura do Estado da Bahia - Albino Rubim e delegados da V Conferência Estadual de Cultura que estiverem presente no Encontro.
Aprovação da carta de Tucano a Conferência Nacional de Cultura
Escolha do local e data do IX Encontro
Encaminhamento do Fórum de Cultura Avaliação do Encontro          
Mediador – Freitas

12h00min  – Cortejo de encerramento – Alvoroço Cultural (Caminhada do Ginásio de Esportes a caminho do Colégio Zélia de Brito)
13h00min  – ALMOÇO DE DESPEDIDA – Colégio Zélia de Brito







PROPOSTA TÉCNICA

COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO


Ademário Bastos

Adriana Aparecida

Alexandre Paêbirú

Alice Rodrigues

Ana Cleide Souza

Antônio Ilton

Augusto

Aurenice César

Débora Medeiros

Eucimar Freitas

Ediana Santos

Edmundo Cardoso

Antônio Fernando de Albuquerque

Helder Bomfim

Iuri Edson

Jobson Martins

Luciano Tavares

Marta Farias

Roberto Arcanjo

Sophia Reyna

Sônia Bastos

APRESENTAÇÃO
  
O FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA foi articulado durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura em 2011, e criado a partir das reuniões de formação em Janeiro de 2012 na região metropolitana de Salvador. O Fórum é um espaço de discussão e de articulação permanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, não fazendo qualquer discriminação de origem étnica, de gênero, de religião e de linguagem artística. Ele é apartidário e aberto à cooperação com órgãos governamentais, com abrangência nos 417 municípios do Estado da Bahia. Além de ser um instrumento de controle social da Sociedade civil para proposição, monitoramento e avaliação das estratégias de gestão das políticas culturais do Estado da Bahia.

É de objetivo do Fórum, acompanhar a execução de ações, projetos e programas que são executados por órgão governamentais (esfera municipal, Estadual e Federal) e pela iniciativa privada. O Fórum se direciona para apoiar os trabalhos e as ações dos Conselhos Municipais de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, potencializando as formas e meios de produção e acesso à cultura, o marketing e divulgação cultural, além de apoiar as ações do Fundo Estadual de Cultura, e apoiando os editais e chamamentos públicos da área cultural.

O Fórum é uma forma democrática de reunir pessoas, entidades, artistas, produtoras/es, professoras/es, estudantes, interessadas/os na cultura em geral e debater todas as questões, dentre elas, a Política Estadual de Cultura. Assim como, promover capacitações, workshops e oficinas para qualificação social e profissional e para capilarização das políticas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado da Bahia.

Fomentamos uma articulação estadual, para valorização da cultura, de pessoas, entidades não governamentais e de empresas, bem como de entidades que representam profissionais das respectivas áreas da cultura. Somos um instrumento da sociedade civil organizada se dispondo, a discutir problemas e encontrar soluções estratégicas para gestão das políticas culturais no Estado, que apoia e potencializa a continuidade das políticas aprovadas nas diversas instâncias governamentais, fortalecendo a operacionalização delas nos 27 territórios de identidade da Bahia.


JUSTIFICATIVA


O Fórum de Cultura da Bahia realiza seus encontros territoriais no sentido de consolidar uma rede de agentes e militantes da cultura em todos os territórios de identidades do estado da Bahia.
O VIII Encontro territorial na região do SISAL foi definido no VII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia, realizado no Sertão do Francisco em Canudos.
O objetivo do Fórum é ser abrangente, agregando todos os municípios, entidades, grupos, artistas e militantes da cultura. Temos como uma das principais metas garantir nossa presença nos 27 territórios de identidade do estado.

O TERRITÓRIO DO SISAL

O Território de Identidade do Sisal – abrange uma área de 21.256,50 Km² e população de 555.708 habitantes e é composto por 20 municípios: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.
O Território do Sisal possui um grau de urbanização muito baixo (37% IBGE 2000), um dos fatores que retratam bem a identidade da região sisaleira. Logo, a população do Território do Sisal, em sua maior parte, vive na zona rural, e tem vivenciado a necessidade de investimentos e possibilidades que garantam melhores condições de vida, especialmente no tocante a geração de emprego e renda.
A agricultura ocupa a grande maioria da força de trabalho regional, caracterizando-se  pela  predominância de culturas de subsistência, com destaque para a mandioca, o  feijão e o milho.  Também importantes para as atividades econômicas são o sisal, a  mamona, a palma, o sorgo, a algaroba e a leucena. Em épocas mais chuvosas, há uma  variedade maior de culturas, sendo uma estratégia de sobrevivência da pequena produção familiar, a fruticultura.
O Sisal é a atividade econômica mais importante para o Território, considerando pela sua capacidade de absorção de mão de obra, pela sua própria importância econômica e pela capacidade de servir, também, como pastagem, com maior importância em períodos de seca. Os Municípios que se destacam na produção de sisal – tanto pela área plantada como pela quantidade de fibra produzida – são Conceição do Coité, Santa luz e Valente.
Mesmo observando-se o crescimento dos rebanhos caprinos nos últimos anos, o destaque ainda é para a pecuária bovina, sendo que os principais produtores são: Conceição do Coité e Itiúba. Apesar de ser considerado um Território Rural devido a seu baixo grau de urbanização, o setor agropecuário contribui apenas com 18,53% para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto dos Municípios enquanto setor secundário com 22,82% e o setor terciário com 58,65%. Outro fator relevante na economia do Território são as jazidas de minérios, destacando-se o ouro, pedras para construção, rocha ornamental, argila e quartzo.
A região foi palco de dois fenômenos históricos e sociais profundamente emblemáticos do Nordeste brasileiro, e que até hoje habitam o imaginário do povo deste lugar: o messianismo e o cangaço. Foi por esta região que, na Bahia, incursionou o Capitão Virgulino Ferreira da Silva, o legendário Lampião e a Coluna Prestes cujos integrantes ficaram conhecidos pelos sertanejos como “os revoltosos”, deixando um rastro de façanhas e medo que até hoje pulsam na memória coletiva da população.          
Também foi por suas paisagens ásperas e pedregosas que peregrinou, no final do século XIX, o beato Antônio Conselheiro, arregimentando seguidores para construir sua utopia no povoado de Belo Monte, às margens do rio Vaza-Barris, que verteria leite em meio a barrancas de cuscuz.
Esses elementos culturais também já foram assimilados e introduzidos nos grandes centros urbanos, seja por artistas ou intelectuais independentes, seja por grupos que constituem a indústria da cultura e do entretenimento. São vários os exemplos, a começar pelo filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, que conquistou plateias do mundo inteiro na década de 1960, consagrando o autor como o mais destacado protagonista do Cinema Novo, movimento artístico que abraçava um conceito revolucionário, lamentavelmente ainda muito representativo da realidade local: a estética da fome.
De lá para cá, muitos artistas também buscaram inspiração na magia e no modo de vida dos habitantes do Território do Sisal, ganhando recentemente um palco apropriado: a Casa da Cultura, em Valente. Ainda no campo do audiovisual, foi nas lendas da região que o artista plástico e cineasta Chico Liberato buscou inspiração para elaborar o primeiro desenho-animado de longa metragem nacional, o Boi Aruá, que conta a estória de um fazendeiro arrogante vencido e humilhado pelo boi misterioso e mandingueiro. Premiado internacionalmente, o Boi Aruá tem a participação de agricultores humildes de Monte Santo, que emprestaram suas vozes a alguns dos personagens do filme.
Nas artes plásticas temos Juraci Dórea, premiado na Bienal de Veneza com o Projeto Terra, conjunto de esculturas feitas de couro instaladas solitariamente no meio da caatinga e que pareciam espantalhos dos maus agouros que prenunciam as periódicas tragédias das estiagens. Também Sante Scaldaferri, que compôs uma obra singular, transplantando para as telas as figuras dos ex-votos deixados por pagadores de promessa no santuário de Monte Santo. Há ainda a fotografia mágica de Pierre Verger que na década de 50 documentou a vida do catingueiro que ganhava a vida com a extração do caroá e do sisal.
Mas há também as manifestações musicais verdadeiramente sertanejas, e sem fins comerciais. A mais expressiva é o Grupo da Quixabeira, composto por trabalhadores e trabalhadoras rurais da própria região do sisal. Descoberto pelo musicólogo Bernard Van Der Weid e incentivado pela APAEB – Associação de Desenvolvimento Sustentável Solidário da Região Sisaleira, este grupo se apresenta regularmente em festas populares da região, já gravou um disco e participa de eventos culturais em Salvador e no sul do país, difundindo os cantos de trabalho, as chulas e os sambas rurais que eles próprios compõem nos raros momentos de lazer ou durante a lida no campo.
Além dessa cultura popular de raiz rural, o território também possui uma ascensão da cultura urbana e afro-brasileira, que já afloram e ganham espaço em muitos municípios, como é o caso do reggae, hip hop, grafite, capoeira, entre outras. Ainda como prova da diversidade cultural que o Território possui, temos: fanfarras, filarmônicas e até uma orquestra de violinos, formada através do Projeto Santo Antônio, sediada no município de Conceição do Coité.

O MUNICÍPIO DE TUCANO

Tucano é conhecida como um dos município mais antigo da região, são 177 anos de emancipação política. Está situada a 245 km da capital baiana, na região do semiárido, hoje fazendo parte do território do Sisal.

Município referência por sua tranquilidade e localizada entre as serras das Covas e a do Poção, rico em belezas naturais como a Cachoeira do Inferno no Rio Itapicurú Mirim (formações rochosas tipo quênios com queda d’água), Buraco do Vento (grande cratera provocada por erosão com formações rochosas belíssimas), Serra do Marizá, e a famosa água termal da Estância Hidromineral de Caldas do Jorro e Jorrinho. Também pelos famosos Tropeiros e pela grande e antiga produção de milho e feijão, além da passagem da Coluna Prestes (1926), bando de Lampião em dezembro de 1928.

Castigado pela seca e regida, culturalmente, pelo atavismo de suas origens indígenas, o local é cercado de povoados batizados por esse passado: Arapuá, Creguenhem, Gravatá, Manda Saia, Muriti, Olhos d’água, Tracupá, Tiririca, dentre outros nomes que também caracterizam a herança indígena desta região. Com o cultivo escravo da cana-de-açúcar no litoral baiano, porém, alguns dos negros se refugiaram no interior em forma de quilombo, em busca de um novo destino, e até hoje reside numa localidade chamada Ovó II. Lá os traços culturais não se resumem somente a fenótipos negros, também há manifestações culturais como folia de reis, congada, candomblé; cerâmica, entre outras; Porém restrita somente àquele povo, por conta de uma corrente discriminatória secular que os afasta dos incentivos culturais do município, do governo do Estado e da União, assim como de financiamento de organizações internacionais.

Os brancos descendentes de europeus supostamente, criaram o gado de transporte e se manteve as margens do rio Itapicuru Mirim, distrito chamado de Quixaba de Santa Rita, cuja influência na cultural desta cidade ficou de resto a manufatura de objetos de couro remontando esse passado, o conhecido curtume de couro no distrito de Pedra Grande do curtume, e Tracupá com a fabricação de artefatos em couro (já sendo exportado para outros estados).
Já os remanescentes indígenas hoje se mantêm em poucos grupos em comunidades distantes, quase extintos da cidade. Esses se refugiaram em outros lugarejos que hoje já são pertencentes a outras cidades vizinhas de Tucano. Sabe-se que há uma comunidade conhecida por Riacho no município de pé de serra com seus traços genuínos e fenótipos inegáveis. O que ainda resiste dos legados do povo indígena em Tucano é a atividade econômica dos cestos em cipó e objetos confeccionados de trançados de palhas que se resumem em tapetes, bolsas, chapéus entres outros.
Hoje, os mais de cinquenta mil habitantes tucanenses vivenciam uma cultura híbrida, porém extremamente tímida e restrita. O município carece de políticas culturais que estimule, fomente e valorize a cultura local. Faz-se necessário um resgate desses valores culturais enfraquecidos pela ausência de políticas culturais no município. É urgente manter vivas essas tradições; sendo fundamentalmente importante a valorização da contribuição dos africanos e indígenas no contexto desta região aculturada pela indústria padronizada principalmente das expressões do corpo e musicalidade.
Receber o VIII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia pra nós moradores do Sisal será de extrema importância, precisamos criar um clima de retomada da militância pela boa política cultura, que esta seja inclusiva e que tenha no povo o seu principal motivo de valorização e promoção.

OBJETIVOS

GERAL:

Articulação territorial do Fórum de Cultura do Estado da Bahia, mobilizando o Território de Identidade do SISAL, criando uma rede de mobilizadores e agentes culturais na defesa da promoção e, fomento das políticas públicas de cultura no território.

ESPECÍFICOS:

Consolidar a presença do Fórum no Território de Identidade do SISAL.
Mapear as manifestações culturais presente no Território de Identidade do SISAL;
Realizar Intercâmbio Cultural entre manifestações culturais do Território de Identidade do SISAL e outros territórios do Estado;
Difundir a cultura do Território de Identidade do SISAL;
Capacitar os agentes culturais através da realização de rodas de conversas;
Avaliar a situação das políticas públicas culturais do território.

CRONOGRAMA DE AÇÃO

ETAPA
INÍCIO
TÉRMINO
Planejamento
13/06/2013
20/07/2013
Pré-produção
21/07/2013
14/11/2013
Visita as cidades do Sisal
12/09/2013
29/09/2013
Inscrições do VIII Encontro
29/09/2013
13/10/2013
Produção
15/11/2013
17/11/2013
Pós – produção
18/11/2013
20/12/2013


PROGRAMAÇÃO

Dia 14/11/2013 – (Quinta-feira) – Escola Zélia de Brito Moreira Ramiro

18:00 - Recepção das Caravanas e Credenciamento
20:00 - Jantar

Dia 15/11/2013 (Sexta feira)

07:30 - RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO – Escola Zélia de Brito Moreira Ramiro

09:30 – VISITA À JORRO / INTERVENÇÕES CULTURAIS

13:00 – ALMOÇO – Escola Zélia de Brito Moreira Ramiro

14:20 – SOLENIDADE DE ABERTURA - Escola Rackel Gonçalves dos Santos

Formação da mesa de Abertura

Hino Nacional – Grupo – 5 minutos

Hino da Independência da Bahia

Apresentação do Fórum de Cultura de Bahia – 10 minutos

Homenagem ao Território anterior (Sertão do São Francisco) – 10 minutos por Rita Pinheiro.

15:30 - MESA 01 “CULTURA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL” - Escola Rackel Gonçalves dos Santos

Antonio Albino Canelas Rubim – Secretário de Cultura do Estado da Bahia – Resultados da V Conferência de Cultura da Bahia – Perspectivas para a Conferência Nacional.

01 Representante do Território do Sisal para apresentar análise conjuntural das políticas de cultura no território.

Representante do Fórum de Cultura para monitorar a mesa

16:30 – Debate

17:00 – Apresentação de uma Intervenção Cultural
18h – Jantar ­– Escola Zélia de Brito Moreira Ramiro
19:00 às 23:00 – Apresentação cultural – Caldas do Jorro

DIA 16/11/2013 (Sábado)

08:00 – Café da Manhã – Escola Zélia de Brito Moreira Ramiro

09:00 - Mesa dos Mestres dos Saberes e Fazeres - Escola Rackel Gonçalves dos Santos

Audiência Pública para discutir a criação do Dia Nacional do Samba de Roda

Debatedores:

Representante do Fórum para facilitar a mesa

Mestres da cultura Tradicional e Popular do Território

Representantes da Associação dos Sambadores e Sambadeiras da Bahia

12:00 – ALMOÇO – Escola Zélia de Brito Moreira Ramiro

13:20 – RODAS DE CONVERSAS - Escola Rackel Gonçalves dos Santos

Troca de informações e experiências exitosas visando à elaboração de propostas de políticas públicas de cultura para o território.

Temas das Rodas

1 – a definir

2 – a definir

3 – a definir

4 – a definir

5 – a definir

6 – a definir

7 – a definir

Intervenção artística.

16:00 – O GIRO DAS RODAS - Escola Rackel Gonçalves dos Santos

Apresentação dos resultados – Representante do Fórum para fazer a moderação


18:00 – JANTAR – Escola Zélia de Brito Moreira Ramiro

21:00 até 00:00 VIRADA CULTURAL (Apresentação de cantores, bandas, associadas a intervenções poéticas e recitais do Território e/ou visitantes) – Ginásio João Cerqueira de Santana

DIA 17/11/2013 (Domingo)

 08:00 – Café da Manhã – Escola Zélia de Brito Moreira Ramiro

10:00 – PLENÁRIA DE ENCERRAMENTO - Escola Rackel Gonçalves dos Santos

Escolha do local (território-cidade) e data do XIX Encontro

Aprovação da carta de Tucano a III Conferência Nacional de Cultura

Lançamento do Conselho Territorial do Sisal

Encaminhamentos do Fórum de Cultura

Avaliação do Encontro

13:00 – ALMOÇO DE DESPEDIDA - Escola Zélia de Brito Moreira Ramiro

15:00 – ENCERRAMENTO – CORTEJO CULTURAL

GIRO EM TORNO DA ESCOLA ZÉLIA DE BRITO MOREIRA RAMIRO COM AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS PRESENTES NO ENCONTRO.


INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AOS VISITANTES E PARTICIPANTES DO VIII ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA

HOTÉIS – POUSADA – SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM


TUCANO-SEDE DO MUNICÍPIO

POUSADA PLANTÃO (CENTRO) 75-3272-1488;

POUSADA SAN FILÉ (ENTROCAMENTO DA CIDADE) 75-99623493/9119-4804;

HOTEL TUCANO (PRÓXIMO AO CENTRO-SAÍDA PARA RIBEIRA DO POMBAL) 75-3272-1235.

CALDAS DO JORRO

HOTEL DI CALDAS(ENTRADA DA CIDADE, EM FRENTE A RODOVIÁRIA DE JORRO) Endereço: Praça A.C.M, 09 Balneário 75-3256-1373-1361/9152-4604/9859-8893/8317-2293; Site: www.pousadadicaldasdojorro.com.br E-mail: reservas@pousadadicaldasdojorro.com.br

HOTEL e  POUSADA DO JORRO (ENTRADA DA CIDADE-ATRÁS DA POUSADA PORTAL DO JORRO) Endereço: Praça A.C.M. 48, Centro
75-3256-1146/3256-1133; Site: www.pousadadojorro.com.br E-mail: hotel@pousadadojorro.com.br 

POUSADA RECANTO DO JORRO(POUCO DISTANTE DO CENTRO)
75-9999-7339/9158-4113
 Site: www.pousadarecantodojorro.com.br E-mail: recantodojorro@hotmail.com

POUSADA MORADA DO SOL (CENTRO-PRAÇA PRINCIPAL)
75-3256-1273;

POUSADA BELA VISTA (RUA BEM PRÓXIMO AO CENTRO) 
Endereço: Praça Ana Oliveira, 53 - Centro (75)-3256-1409; Site: www.bellavistahotel.com.br  E-mail: reservas@bellavistahotel.com.br

HOTEL PARAÍSO DAS ÁGUAS (PRÓXIMO AO CENTRO) 
Endereço: Rua Marechal Castelo Branco, 88 - (75)-9123-7059/9981-8134;  
Site: www.hotelparaisodasaguas.com E-mail: reservas@hotelparaisodasaguas.com

JORRO PLAZAHOTEL (CENTRO) Endereço: Rua Domingos Carlos Reis, 206 - Centro 75-3256-1860/9234-8443. Site: www.jorroplazahotel.com.br E-mail: reservas@jorroplazahotel.com.br

GRANDE HOTEL SANTO ANTONIO (CENTRO-PRAÇA PRINCIPAL) 
Endereço: Praça Ana Oliveira, 298 - Centro 75-3256-1160; Site: www.grandehotelsantoantonio.com E-mail: alfedotuvo@grandehotelsantoantonio.com

HOTEL BILIU(CENTRO-PRAÇA PRINCIPAL) - Endereço: Praça Ana Oliveira, 32- Centro 75-3256-1148/9206-3556; E-mail: hotelbiliu@yahoo.com.br 

POUSADA DI ANNE -Endereço: Av. Luis Viana Filho, 543 - (Centro)
Telefone: (75) 3256 1373 / 9152 4604 / 9859 8893 / 8317 2293

Meios de transporte p/descolamento (Tucano - Caldas do Jorro)
Ônibus Empresas (Gontijo, Regional, Santana, São Luís/Marte)
R$ 2 reais (ida e volta R$ 4 reais) Táxi a preço "popular"  R$3 reais(ida e volta R$6 reais).

Agências Bancárias
Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil.

Rede de telefonia
(oi/claro/vivo/Tim)

Tucano/Salvador 252 km 
Ida e volta é R$ 80 reais (sem seguro)
Telefone: 

SANTANA E REGIONAL  75-3272-1794





VII ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO MUNICÍPIO DE CANUDOS


PROPOSTA TÉCNICA

ELABORAÇÃO DO PROJETO

HELDER BOMFIM  COORDENAÇÃO DE PROJETOS DO FÓRUM DE CULTURA / GERENTE DE PROGRAMAS PROJETOS ESPECIAS – PROPLAM/UNEB
DOMINGOS HEVAI SANTOS  MEMBRO DO PONTO DE CULTURA JOVENS MULTIPLICADORES DE CULTURA – MUNICÍPIO DE CANUDOS
ADRIANA FONTES - COORDENADORA DO MEMORIAL ANTONIO CONSELHEIRO
JOÃO EVANGELISTA  ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DE CANUDOS - AAPIC
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

COORDENAÇÃO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA - GESTÃO 2012 - 2014

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA

EDUARDO SILVA  Salvador
Freitas - Salvador
Alexandre Lima - Salvador

COORDENAÇÃO FINANCEIRA

FRANCIANE SIMPLICIO - Salvador
Edson Cláudio Vilas Boas - Salvador

COORDENAÇÃO DE LIVRO E MEMÓRIA
DOUGLAS DE ALMEIDA  Salvador
Sérgio Henrique Soledade - Salvador
Luísa Marques – Vera Cruz - Colaboradora
Márcio Luís – Vera Cruz – Colaborador
Darlene Muricy – Jaguaripe - Colaboradora

COORDENAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS
CRISTINA GONÇALVES  Salvador
Graça Brito – Salvador
Hamilton Oliveira – Salvador
Rita Pinheiro - Salvador
Heráclito dos Santos Barbosa - Valença - Colaborador

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

ROBERT ALEXANDRE - São Francisco do Conde Rosa Maria – Camaçari
Jeferson Santos - Cruz das Almas – Colaborador Fábio Mendes - Planaltino – Colaborador
Heráclito dos Santos Barbosa – Valença – Colaborador
Lyz Gomes - Cruz das Almas - Colaboradora

COORDENAÇÃO DE PROJETOS

HELDER BOMFIM  Salvador
Weid Elisson – Saubara
Bruno Novaes - Salvador

COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL

FREITAS  Salvador
Jocélia Fonseca – Salvador
Cláudio Lisboa – Taperoá Douglas de Almeida - Salvador
Rita Margarete – Salvador - Colaboradora

COORDENAÇÃO SOCIAL

EDNEIA RODRIGUES - São Francisco do Conde Evany Rodrigues – Salvador
Taciana Barreto – Valença Cristina Gonçalves - Salvador
Patrícia Vasconcelos - Ituberá Colaboradora
Júlia Telma - Camaçari – Colaboradora
Jeovânia Landim – Salvador - Colaboradora

COORDENAÇÃO DE CÂMARAS TEMÁTICAS

JOCÉLIA FONSECA  Salvador
Rita Pinheiro – Salvador
Lidiane Valentim - Santo Amaro
Valdinei - Governador Mangabeira – Colaborador
Rafael Batista – Itajuípe – Colaborador


COORDENAÇÃO DE RELATORIA

DARLON SILVA - Cruz das Almas
Paulo Magalhães - Salvador
Weid Elisson – Saubara

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO CULTURAL

RITA PINHEIRO  Salvador
Sérgio Henrique Soledade – Salvador Sueli Valeriano – Ituberá
Robert Alexandre - São Francisco do Conde
Aldemir Rildon - Riachão do Jacuípe – Colaborador
Roberto Ribeiro - Governador Mangabeira – Colaborador Júlia Telma - Camaçari - Colaboradora

COORDENAÇÃO TERRITORIAL

CLÁUDIO LISBOA  Taperoá
Wellington Oliveira - Taperoá
Evany Rodrigues - Salvador
Irene Dores - Valença – Colaboradora
Igor César - Santo Amaro – Colaborador

COORDENAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL

PAULO MAGALHÃES  Salvador
Evany Rodrigues – Salvador
Franciane Simplicio - Salvador
Aldemir Rildon - Riachão do Jacuípe – Colaborador
Janaína – Cachoeira – Colaboradora
Anna Luísa - Cachoeira - Colaboradora

COORDENAÇÃO DE PESQUISA

BRUNO NOVAES  Salvador
Cláudio Lisboa - Taperoá
Edneia – São Francisco do Conde Adelvan – Igrapiúna
Irene Dores - Valença – Colaboradora
Adson Batista Santos de Brito – Itabuna - Colaborador

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS JURÍDICOS

GILBERTO BATISTA - Salvador


APRESENTAÇÃO

POR UMA GESTÃO DAS POLÍTICAS CULTURAIS DESCENTRALIZADA!

FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA foi articulado durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura em 2011, e criado a partir das reuniões de formação em Janeiro de 2012 na região metropolitana de Salvador. O Fórum é um espaço de discussão e de articulação permanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, não fazendo qualquer discriminação de origem étnica, de gênero, de religião e de linguagem artística. O Fórum é apartidário e aberto à cooperação com órgãos governamentais, com abrangência nos 417 municípios do Estado da Bahia.

O Fórum é um instrumento de controle social da Sociedade civil para proposição, monitoramento e avaliação das estratégias de gestão da politicas culturais do Estado da Bahia. É de objetivo do Fórum acompanha a execução de ações, projetos e programas que são executados por órgão governamentais (esfera municipal, Estadual e Federal) e pela iniciativa privada. O Fórum se direciona para apoiar os trabalhos e as ações dos Conselhos Municipais de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, potencializando as formas e meios de produção e acesso à cultura, o marketing e divulgação cultural, além de apoiar as ações do Fundo Estadual de Cultura, e apoiando os editais e chamamentos públicos da área cultural.

O Fórum é uma forma democrática de reunir pessoas, entidades, artistas, produtoras/es, professoras/es, estudantes, interessadas/os na cultura em geral e debater todas as como, promove capacitações, workshops e oficinas para qualificação social e profissional e para capilarização das políticas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado da Bahia.

O Fórum é uma articulação estadual, para valorização da cultura, de pessoas, entidades não governamentais e de empresas, bem como de entidades que representam profissionais das respectivas áreas da cultura. Ele é um instrumento da sociedade civil organizada se dispondo, a discutir problemas e encontrar soluções estratégicas para gestão das políticas culturais no Estado. Que apoia e potencializa a continuidade das políticas aprovadas nas diversas instâncias governamentais, fortalecendo a operacionalização delas nos 27 territórios de identidade da Bahia.

O Fórum é eclético, plural, apartidário, mas com muita raça para decidir, peitar, encaminhar saídas estratégicas para as crises e os problemas da gestão das políticas culturais. O Fórum Estadual tem por objetivo promover e fortalecer os Fóruns de Cultura Municipais no Estado.

É chegada a hora.
  
O Fórum Estadual de Cultura da Bahia é tarefa de todos nós!


JUSTIFICATIVA

O Fórum é uma articulação estadual de pessoas, entidades não governamentais e de empresas, bem como de entidades que representam profissionais das respectivas áreas da cultura; ele é deliberativo e suas decisões devem ser respeitadas por todos os participantes. É a sociedade organizada se dispondo a discutir problemas e encontrar soluções, mas, nunca, substituir o Estado e suas instâncias. Como já dito, nascido na IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia em Dezembro de 2011, o Fórum Estadual de Cultura é um espaço de diálogo para o acompanhamento e a consolidação das políticas públicas e projetos que ali foram aprovados e encaminhados para serem implementados pela Secretaria de Cultura da Bahia – Secult-BA.

O Fórum também tem o papel de analisar os trabalhos e as ações dos Conselhos Municipais de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura; realizar o mapeamento e a difusão das manifestações culturais do estado da Bahia; promover articulações e intercâmbios entre os 27 territórios de identidade cultural; e debater as formas e meios de produção e acesso à cultura, o Marketing e divulgação cultural, o Fundo Estadual de Cultura, a publicização das leis de incentivo a cultura, editais e programas geridos pelos Municípios e pelo Estado da Bahia.

O objetivo do Fórum é ser abrangente, agregando todos os municípios, entidades, grupos, artistas e militantes da cultura. Temos como um de nossos principais objetivos consolidarem a presença nos 27 territórios de identidade do estado.

O legado de Canudos, objeto de interesse nacional e internacional, constitui-se, de fato, em marco fundamental da nossa história e a cultura do Estado da Bahia, sendo referencia na historiografia, na cultura popular, na arte e na arqueologia. A cultura de Canudos, constitui-se como um exemplo da bravura e resistência da população sertaneja em um cenário de anacronismo que resiste ao tempo, através da resgate histórico do local.

O Município de Canudos apresenta o Complexo Histórico- arqueológico de Canudos, formado por dois importantes equipamentos: o Parque Estadual de Canudos  PEC e o Memorial Antônio Conselheiro – MAC. Para fortalecer as ações culturas já desenvolvidas na região buscamos realizar no VII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia na região. Abrangendo os municípios de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.

OBJETIVOS
GERAL:

Articulação territorial do Fórum de Cultura do Estado da Bahia mobilizando o Território de Identidade do Sertão do São Francisco.

ESPECÍFICOS:

·         Consolidar a presença do Fórum no Território de Identidade do Sertão do São Francisco.
·         Mapear as manifestações culturais presente no Território de Identidade do Sertão do São Francisco;
·         Realizar Intercâmbio Cultural entre manifestações culturais do Território de Identidade do Sertão do São Francisco e outros territórios do Estado;
·         Difundir a cultura Território de Identidade do Sertão do São Francisco;
·         Capacitar os agentes culturais através da realização de rodas de conversas;
·         Avaliar a situação das políticas públicas culturais do território.


CRONOGRAMA DE AÇÃO

ETAPA
INICIO
TERMINO



PLANEJAMENTO
13/01/2013
20/01/2013



PRÉ-PRODUÇÃO
20/01/2013
16/05/2013



PRODUÇÃO
16/05/2013
19/03/2013



PÓS – PRODUÇÃO
20/05/2013
20/07/2013





PROGRAMAÇÃO
LOCAL: MEMORIAL ANTONIO CONSELHEIRO, CENTRO DE CANUDOS

Dia 17/05/2013 (Sexta-feira)

8h - Recepção e Credenciamento
9h - Visita guiada a feira e de Canudos/Intervenções Culturais
10h - Visita orientada ao Parque Estadual de Canudos
12h às 13h30 - Almoço
14h - Solenidade de Abertura
Hino Nacional – Grupo da UATI (terceira idade)
Hino de Canudos
Apresentação do Fórum de Cultura de Bahia por Cristina Gonçalves
Homenagem ao Território anterior (Litoral Sul) por Rita Pinheiro.

15h - Mesa 01 “Cultura e Emancipação Social”
Mediação: Jocélia Fonseca e Cláudio Vilas Boas – Fórum de Cultura da Bahia
Luiz Paulo Neiva – Pró-Reitor de Planejamento da UNEB
Geo Rabelo - Prefeito de Canudos
Rubenilson de Souza – Secretário Municipal de Cultura
Lúcio Conceição –Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável
Adilson Ribeiro – Presidente da Coopercuc (Canudos, Uauá e Curaçá)

16h - Debate

17h - Apresentação da “saga de Maria Bonita” Direção Rita Pinheiro

Abertura da Feira de Economia Criativa. (Exposição e comercialização de produtos culturais)

18h às 19h30 - Jantar

19h30 - Apresentação da Cia. de Teatro Canudos
Tematizando a guerra de canudos e a vida sertaneja.

20h – 6º Cine Fest Brasil-Canudos – Praça Central de Canudos

DIA 18/05/2013 (Sábado)

07h às 08h30 – Café da Manhã
09h – Grupo de Teatro de Noz Cego – Espetáculo: O outro Lado da Página
09h30 – Bate papo com os atores – Arte Inclusiva
10h - Mesa 02 – Mestres dos Saberes Popular e Tradicional
          Mediador - a definir
          Manoel Neto
          Manoel Travessa (á confirmar)
          Luiz Paulo Neiva
12h às 13h - Almoço
14h - Rodas de Conversas (Troca de informações e experiências exitosas visando a elaboração de propostas culturais para o território)

1 – Associativismo e cooperativismo - Soane Matos
2 – Manifestações culturais (Lundu, Reizado, Boiada, Dança de Rodas, Festas de Vaqueiro e Juninas) - Rita Pinheiro
3 –  Pontos de Cultura - Antenor Junior
4 – Turismo e Desenvolvimento Sustentável - Ana Carla Nunes
5 – Transversalidade da Cultura – Márcio Ângelo
6 – Arte de Rua - Wellington Batista
7 - Cine Arts - Um dialogo sobre a construção colaborativa - Anderson Soares
8 - Serigrafia Interativa - Ana Paula Rodrigues

16h às 17h - O Giro das Rodas - Apresentação dos resultados
18h - Jantar
20h – 6º Cine Fest Brasil-Canudos – Praça Central de Canudos
22h - Lual do Sertão - Virada cultural – “O Sertão vai virar um Mar Cultural”

DIA 19/05/2013 (Domingo)

09h – Apresentação dos Conselhos Territoriais
10h – Mesa 03 - V Conferência de Cultura da Bahia
            Mediação - Freitas
            Irene Dóris - Delegada da IV Conferência de Cultura
            Kuka Matos – FUNCEB
            Sandro Magalhães – Diretor de Territorialização da SECULT/BA
11h - Plenária de encerramento
Aprovação da carta de Canudos
Escolha do local e data do VIII Encontro
Avaliação do Encontro

INFRAESTRUTURA LOCAL

MEMORIAL ANTONIO CONSELHEIRO  AUDITÓRIO, BIBLIOTECA, SALA DE REUNIÃO COM PONTO DE INTERNET.
ESCOLA JAIRO AZI  ALOJAMENTO 15 SALAS  04 BANHEIROS E REFEITÓRIO PLATAFORMA FREIRE - 04 SALAS PARA AS RODAS DE CONVERSA
CONCHA ACUSTICA DA PRAÇA  ATIVIDADES CULTURAIS NOTURNAS
CENTRO CULTURAL  CATIA SHELE -  AUDITÓRIO E 01 SALA  - RDA DE CONVERSAS
MIRANTE DE CANUDOS - ESPAÇO PARA O LUAL DO SERTÃO ( CAMARIM, BANHEIROS, 05 JORRINHOS)
POUSADAS E HOTEIS  -  DONA JOVELINA, HOTE BRASIL, PALECE HOTEL, POUSADA MARCELA
RESTAURANTES E BARES -  DIVERSOS
MERCEARIAS E MERCADOS  DIVERSOS

“O sertanejo é antes de tudo um forte”
Euclides da Cunha




FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA

V ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA

PROPOSTA TÉCNICA





COMISSÃO EXECUTIVA PROVISÓRIA;

AMANDA SILVA
ANA PAULA RODRIGUES
ANDREIA FREITAS
BRUNO NOVAES
CLAUDIO LISBOA
EDUARDO SILVA
EUCIMAR FREITAS DE OLIVEIRA
HELDER BOMFIM
IASMIM XAVIER
JOCELIA FONSECA
JOBER LIS
JORGE DOUGLAS ALMEIDA
LUIS REIS
NATHALY PORTUGAL
PAULO MAGALHÃES FILHO
RAQUELE EDIGTON
RITA PINHEIRO
ROBERT ALEXANDRE
WELLINGTON OLIVEIRA


APRESENTAÇÃO

POR UMA GESTÃO DAS POLÍTICAS CULTURAIS DESCENTRALIZADA!

O FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA foi articulado durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura em 2011, e criado a partir das reuniões de formação em Janeiro de 2012 no Espaço N’Casa em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

O Fórum é um espaço de discussão e de articulação permanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, não fazendo qualquer discriminação de origem étnica, de gênero, de religião e de linguagem artística. O Fórum é apartidário e aberto à cooperação com órgãos governamentais, com abrangência nos 417 municípios do Estado da Bahia.

O Fórum é um instrumento de controle social da Sociedade civil para proposição, monitoramento e avaliação das estratégias de gestão da políticas culturais do Estado da Bahia. É de objetivo do Fórum acompanhar a execução de ações, projetos e programas que são executados por órgãos  governamentais (esfera municipal, Estadual e Federal) e pela iniciativa privada. O Fórum se direciona para apoiar os trabalhos e as ações dos Conselhos Municipais de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, potencializando as formas e meios de produção e acesso à cultura, o marketing e divulgação cultural, além de apoiar as ações do Fundo Estadual de Cultura, e apoiando os editais e chamamentos públicos da área cultural.

O Fórum é uma forma democrática de reunir pessoas, entidades, artistas, produtoras/es, professoras/es, estudantes, interessadas/os na cultura em geral e debater todas as questões, dentre elas e a mais importante de todas, a Política Estadual de Cultura. Assim como, promover capacitações, workshops e oficinas para qualificação social e profissional e para capilarização das políticas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado da Bahia.

O Fórum é uma articulação estadual, para valorização da cultura, de pessoas, entidades não governamentais e de empresas, bem como de entidades que representam profissionais das respectivas áreas da cultura. Ele é um instrumento da sociedade civil organizada se dispondo, a discutir problemas e encontrar soluções estratégicas para gestão das políticas culturais no Estado, que apoia e potencializa a continuidade das políticas aprovadas nas diversas instâncias governamentais, fortalecendo a operacionalização das  mesmas nos 27 territórios de identidade da Bahia.

O Fórum é eclético, plural e apartidário, mas com muita vontade para discutir, deliberar e encaminhar saídas estratégicas para as crises e os problemas da gestão das políticas culturais. O Fórum Estadual tem por objetivo promover e fortalecer os Fóruns de Cultura Municipais no Estado.

É chegada a hora.

O Fórum Estadual de Cultura da Bahia é tarefa de todos nós!


Apresentação do V Encontro

Território do Baixo Sul

A cultura, em todos os seus aspectos, artísticos ou outros, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, tem como resultado fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo, bem como de integrá-lo em sua família e em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do bem estar mental e social, as condições necessárias para sua sobrevivência.

O Baixo Sul da Bahia é uma das regiões mais antiga da colonização do Brasil. Sua ocupação começou em meados do século XVI, visando abastecer de alimentos a recém fundada cidade do Salvador.

Com uma histórica importância estratégica, sempre foi alvo de invasões e lutas, e utilizada para o tráfico clandestino de escravos e para a construção de estaleiros e abrigo de embarcações.

Nas décadas de 1980 e 90, em função dos reduzidos padrões de produtividade da agricultura local, da crise da lavoura cacaueira (vassoura de Bruxa) e dos baixos preços do cravo, do látex e do guaraná, a maioria das famílias, não conseguindo sobreviver no meio rural, foram buscar nos manguezais e no mar a fonte de recursos e de alimentação. Tal fato contribuiu para que as pequenas cidades do Baixo Sul crescessem desordenadamente.

Contrastando às baixas condições de vida, estão às inúmeras oportunidades de desenvolvimento oferecidas pelas riquezas naturais do território, como a produção de peixes e mariscos, cacau, palmito, piaçava, dendê, guaraná, mandioca, cravo-da-índia, pimenta e látex, entre outras culturas agropecuárias.

Desta forma, o território apresenta enorme potencial de desenvolvimento, com vocação natural para agricultura e pesca como maiores forças econômicas e bem como um potencial latente para o turismo.

O Baixo Sul da Bahia e seu belíssimo litoral tem também uma produção bastante variada de artesanato e produtos da tradição local. Na Bahia, as tradições religiosas são muito variadas, com origens diferentes como portuguesa, indígena e africana. Na Costa do Dendê, muitas dessas tradições se encontram bem preservadas, e celebradas ao longo do ano com festas atribuídas aos santos católicos e de religiões de origem africana e indígena. Algumas delas vêm atravessando muitas gerações a exemplo do Zabiapunga, dando fruto a uma enorme variedade cultural, das danças de raízes quilombolas Zabelinha e do Enrolador que remontam as festividades de terreiro após um dia de trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar que proliferavam pelo baixo-sul da Bahia no período colonial.  

O Fórum de Cultura vem neste Território de Identidade realizar seu V Encontro na Cidade de Valença, com o objetivo de consolidar a sua presença no Baixo Sul da Bahia, Celebrando sua Cultura, se enriquecendo com as manifestações culturais presentes neste território e acima de tudo, contribuindo para a sobrevivência, fortalecimento e consolidação da cultura tradicional em nosso Estado.

As cidades são: Valença, Aratuipe, Caíru, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiuna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães.



JUSTIFICATIVA

O Território do baixo Sul tem sua história pautada nas diversas manifestações culturais reconhecidas mundialmente. O Fórum de Cultura da Bahia busca neste V Encontro fomentar a Sociedade Civil no sentido de sistematizar e/ou registrar a existência dos grupos culturais de forma a criar mecanismos que venham contribuir para a organização e sustentabilidade das mesmas, possibilitando um maior aprendizado, através de discussões e leitura de informações coletadas, proporcionando um exitoso apanhado teórico conceitual, acerca das manifestações artísticas, culturais e patrimoniais do Território Baixo Sul, bem como de seus Mestres e das suas Mestras.

A realização do V ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA na Cidade de Valença justifica-se em razão da riqueza e diversidade cultural do Território Baixo Sul da Bahia, algumas das quais nacional e mundialmente conhecidas as quais até o presente momento não dispõe de um levantamento preliminar de informações através de material bibliográfico, periódicos de maneira que o Fórum propõe-se a discutir e colaborar para  a construção de tais materiais.
O objetivo do Fórum é ser abrangente, agregando todos os municípios, entidades, grupos, artistas e militantes da cultura.

Sendo assim, elegemos o Território do baixo Sul, tendo a Cidade de Valença como Anfitriã para realizar o V Encontro Estadual de Cultura da Bahia, e seus 14 Municípios pela sua rica diversidade cultural aliada à a sua localização estratégica, que facilita em muito a locomoção dos participantes.

OBJETIVOS:

GERAL:
Promover e consolidar a presença do Fórum de Cultura da Bahia mobilizando e construindo junto á comunidade local condições necessárias para o fortalecimento da Cultura no Território.

ESPECIFICOS:

·         Consolidar a presença do Fórum no Baixo Sul da Bahia;
·         Mapear as manifestações culturais presente no Baixo Sul;
·         Realizar Intercâmbio Cultural entre manifestações culturais do Baixo Sul e outros
Territórios;
·         Difundir a cultura do Baixo Sul;
·         Avaliar a situação das políticas públicas culturais do território Baixo Sul;
·         Dotar os grupos culturais de ferramentas visando à discussão e construção de Políticas Públicas;
·         Fomentar a criação de acervos de registros das diversas manifestações culturais.


CRONOGRAMA:

Pré- produção
De 10 -05-2012 a 27-07-2012
Produção
28-07-2012 a 29-07-2012
Pós produção
De 30-07-2012 a 11-08-2012

PROGRAMAÇÃO

DIA 28 – 07 - 2012 – SÁBADO

06:00 – Café da manhã
07:30 - Recepção e credenciamento
08:00 - Abertura – Execução do Hino Nacional Brasileiro
08:10 – Homenagem à Cidade sede do IV Encontro (São Francisco do Conde) Território Recôncavo;

08:20 – Lançamentos
Livro - “O Caborongo” Autora: Isa Maria da Silva
Cordelizando o Centenário do Rei Luiz do Sertão - Literatura de Cordel – Autora: Sueli Valeriano

09:00 – Mesa 01 “Análise Conjuntura, o Baixo Sul e Sua Cultura” – Cleysiane (Secult);
Facilitador: Adriano
09:40 – Abertura para Debate
10:10 – Retorno a mesa;
10:30 – Intervenção cultural – Performance de Alex Kinuy

10:40 – Mesa 02 - Mestres da Cultura Popular : “Encontro com a Sabedoria Popular”
Facilitadora: Sueli Valeriano
            Yalorixá Mãe Lourdinha
            Mestre Miguel
            Mestre Deco
            E outros mestres e mestras do Território
           
11:20 - Abertura para debate
11:50 – Retorno a mesa
12:10 – Intervenção Cultural – Bad Crew

12:20 – Almoço

14:00 _ Exibição do Vídeo: “Olhares diversos” IRDEB

15:00 - Nomeação das Coordenações Permanentes e dos Conselhos Territoriais

16:00 – Rodas de Conversas

1- Teatro do Oprimido – Isabel Freitas
2- Grafite – Annie Gonzaga Pereira
3- Expressões Artísticas de Tradição (Artesanatos) – Taciana Barreto
5- Patrimonialização Cultural - Josenildo Normandia (Instituto IDES)
6 – Literatura – Ricardo Vidal

18:00 - Culminância

19:00 - Jantar

21:00 – Ocupação Cultural

29-07-2012 – DOMINGO:

08:00 – Intervenção e Caminhada Cultural: FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA “O BAIXO SUL MOSTRA SUA RIQUEZA CULTURAL” – Recreativa (Jardim Velho) até o Centro de Cultura.
           
13:00 - Almoço

15:00 – Encaminhamentos finais e encerramento




IV ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA


O nosso IV Encontro será no Recôncavo Baiano

Com fortes as marcas da colonização portuguesa e da miscigenação entre as culturas européia, africana e indígena. A Região é rica em folclore, culinária e nas artes do seu povo mestiço, mostra as marcas do seu passado nas cidades históricas e nos quase 400 antigos engenhos de cana-de-açúcar que povoaram a região durante a colonização do Brasil.

Guarda um passado de riquezas e atos heróicos do seu povo que, praticamente desarmado, lutou contra invasões estrangeiras quando senhores de engenho se uniram em apoio a D. Pedro I, lutando bravamente contra os portugueses pela independência do Brasil. Forte presença do barroco da arquitetura do século XVIII, em cidades como Cachoeira, São Félix, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Jaguaripe e Nazaré, que nasceram, se desenvolveram e experimentaram o luxo e a opulência no decorrer dos ciclos da cana-de-açúcar, do fumo e do gado. Com a abolição da escravidão no Brasil, a economia do Recôncavo entrou em decadência e os senhores de engenho, na falência. As famílias da casa-grande mudaram-se para a capital da província, deixando para trás vilas, cidades, belas construções coloniais e as terras de massapé.

Na culinária típica há combinação entre as três raças, em pratos regados a azeite de dendê e os mais variados doces, licores e aguardentes; é descobrir belezas naturais escondidas nos rios Paraguaçu e Jaguaripe em toda a área de influência dos seus estuários em torno da Baía de Todos os Santos, no lagamar do Iguape, nas praias de Saubara. Religiosidade, misticismo e história são marcas registradas do Recôncavo emoldurado por extensos canaviais, ricos manguezais e o que ainda resta de floresta tropical.

As cidades são: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, D. Macedo Costa, Governador, Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Sapeaçu, Saubara, Varzedo.

O IV Encontro do Fórum Estadual de Cultura, será nos dias 28 e 29 de abril, na cidade de São Francisco do Conde, na Câmara Municipal. Trazendo muita arte , política e articulação para o Recôncavo da Bahia

Êa Fórum Estadual de Cultura!!!

PROGRAMAÇÃO

DIA 28 - SÁBADO
06:00 - A jeum;
08:00 - Recepção e credenciamento e apresentação do Lindroamor;
08:30- Abertura - Coral Juventude Arte do Recôncavo;
09:00 – Mesa Abertura (representação política e cultural);

09:30 – Mesa de diálogo Legislação cultural
André Araujo - Pesquisador Especialista em Patrimônio Cultural

10:00 - DEBATE
10:30 - Direitos humanos a cultura - Sérgio São Bernardo – Instituto Pedra do Raio; Marcio Griô - Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e do Grãos de Luz Griô

11:00 - DEBATE
12:00 – A jeum;
13:30 – Apresentação cultural;

14:00- Análise de conjuntura do Território;
Rosildo Rosário – Coordenador da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Bahia
Alva Célia – Conselheira de Cultura Municipal e Estadual de Cultura, Grupo Lindroamor Axé

15:00 – Rodas de Conversas
1 - Análise de Conjuntura – Freitas
2 - Culturas Populares – Paulo Magalhães
3 - Elaboração de Projetos – Helder Bomfim
4 - Produção de Texto para Teatro – Rita Pinheiro
5 – Literatura e Literatura Negra – Jocélia Fonseca
6 - Capoeiragem: Recorde Contemporâneo da Ancestralidade - Luis Reis

16:30 – Apresentação dos resultados das Rodas de Conversas
17:00 – DEBATE
17:30 – Encerramento

18:00 – A jeum

20:00 – Momento Cultural

DIA 29 – DOMINGO

07:00 – A jeum

08:30 – Apresentação Cultural

09:00- Apresentação e Aprovação do Regimento Interno

10:30- Eleição da Coordenação Geral

12:00- A jeum

13:30- Programação Cultural:
1. Visita ao terreiro de Mãe Aurinha
2. Visita a casa do samba Zé de Lelinha
3. Visita a ruínas da Escola Agrícola
4. Visita ao Convento Santo Antonio

3 comentários:

  1. Juntos pela Diversidade Cultural, pelo reconhecimento e zelo das tradições culturais, por uma cultura identitária campesina e por uma gestão democrática e emancipadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo que pretendemos Chico, precisamos de pessoas como você de nosso lado. seja bem vindo, amigo.

      Excluir
  2. Fazer parte do Fórum é saber, também, que agora mais do que nunca tenho mais responsabilidade ainda com meu povo, com as comunidades tradicionais de Terreiros, com as comunidades quilombolas e com nossa Bahia, rica e produtiva.

    ResponderExcluir