quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Relato da primeira reunião dos/as Coordenadores/as do Fórum de Cultura da Bahia


Primeira Reunião dos Coordenadores do Fórum de Cultura da Bahia

Aconteceu dia 20 de agosto 2012, a primeira reunião da finalmente eleita Coordenação do Fórum de Cultura da Bahia. Para relembrar, esta Coordenação foi aclamada dia 29 de julho deste ano, no encerramento do V Encontro do Fórum de Cultural, na cidade de Valença, território Baixo Sul.
Abaixo, um brevíssimo relato deste Encontro.
Rita Pinheiro (Produção Cultural) falou em mapear os movimentos culturais para um futuro intercâmbio entre os mesmos. Repensar critérios para a programação dos encontros, já com vistas no de Itajuípe.

Dalton Silva (Relatoria) manifestou preocupação em ser explicitado o papel de cada coordenação e como se dará a relação entre estas.

Jocélia Fonseca (Câmaras Temáticas) falou da importância da sua coordenação no Fórum enquanto aglutinador das diversas expressões artísticas e da sua interação com a Coordenação de Produção Cultural.

Douglas de Almeida (Livro e Memória) versou sobre a amplitude da “Memória” que inclui museus, arquivos, etc.  No quesito “Livro”, iniciou listagem de bibliotecárias, círculos e pontos de leitura em Valença.
Ednéia (Serviço Social) sinalizou o desejo de realizar um trabalho com as coordenações de Território e Pesquisa, montar uma estratégia de captação de recursos e fazer um intercâmbio entre os territórios.
Paulo Magalhães (Patrimônio) falou da questão patrimonial na Bahia, citando a capoeira, o samba de roda e as baianas de acarajé como bens tombados e a necessidade de articulações políticas.

Hamilton Ribeiro e Graça Brito, integrantes da coordenação de Direitos Humanos, preferiram não se pronunciar e aguardar um encontro com a titular, Cristina Gonçalves.
Bruno Novaes (Pesquisa) e Freitas (Institucional) participaram do segundo momento, discutindo a organização e logística da reunião de Avaliação do V Encontro.
Abordou-se a necessidade de dar qualidade à reunião do dia 25 em Valença, dividindo-a em dois momentos:

1) Avaliação do V Encontro realizado dias 28 e 29 de julho em Valença;
2) Sinalizações para o VI Encontro dias 16 e 17 de novembro em Itajuípe.

Aproveitar-se-á a reunião para mais um encontro dos coordenadores, tendo em vista a organização de um Encontro de Planejamento Estratégico que deverá acontecer dias 15 e 16 de setembro em Lauro de Freitas.
Outros assuntos discutidos:
1) Uma melhor racionalidade na marcações das reuniões, para que sejam contempladas pessoas do interior, que trabalham durante o dia, além de assegurar as reuniões no terceiro fim de semana;
2) Sinalizar já em Valença (dia 25) um esboço de programação dos Encontros, com um esquema detalhado de pré-produção, realização do encontro e pós-produção.
3) Os Encontros são do Território e a cidade sede (exemplo: Itajuípe, Litoral Sul) deve articular as outras cidades para que estas tenham participação na elaboração e organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário