O FÓRUM


O FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA foi articulado durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura em 2011, e criado a partir das reuniões de formação em janeiro de 2012 no Espaço N’Casa em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
O Fórum é um espaço democrático de discussão e de articulação permanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, não fazendo qualquer discriminação de origem étnica, de gênero, de religião e de linguagem artística. O Fórum é apartidário e aberto à cooperação com órgãos governamentais, com abrangência nos 417 municípios do Estado da Bahia se dispondo a discutir problemas e encontrar soluções estratégicas para gestão das políticas culturais no Estado.
Como instrumento de controle social da Sociedade civil para proposição, monitoramento e avaliação das estratégias de gestão da políticas culturais do Estado da Bahia, objetiva acompanhar a execução de ações, projetos e programas que são executados por órgão governamentais (esferas municipal, estadual e federal) e pela iniciativa privada. O Fórum se direciona também a apoiar os trabalhos e as ações dos Conselhos Municipais de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, potencializando as formas e meios de produção e acesso à cultura, o marketing e divulgação cultural, além de apoiar as ações do Fundo Estadual de Cultura,  editais e chamamentos públicos da área cultural. Também promove  capacitações, workshops e oficinas para qualificação social e profissional e para capilarização das políticas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado da Bahia
O Fórum é eclético, plural, apartidário, mas com muita raça para decidir, peitar, encaminhar saídas estratégicas para as crises e os problemas da gestão das políticas culturais. Tem ainda por objetivo promover e fortalecer os Fóruns Municipais de Cultura  no Estado.
É chegada a hora.
O Fórum de Cultura da Bahia é tarefa de todos nós!

9 comentários:

  1. Um dúvida, por quem está sendo feita a organização do evento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A organização do Fórum é pela sociedade civil Tatiele, somos uma organização exclusivamente da sociedade civil, como diz nossa apresentação.

      Excluir
  2. Genteee como faço para confirmar presença e minha inscrição não ser cancelada? Aliás, como faço para saber se fui realmente inscrita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilza se vc concluir todo o processo de inscrição, com certeza vc está inscrita. Vamos iniciar o processo de retorno das inscrições a partir do dia 19/04. Qualquer coisa estamos a disposição no email forumdecultura.ba@gmail.com

      Excluir
  3. Olá, gostaria de saber se existe a chance de vocês cederem alojamento?! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Selma, estaremos cedendo as escolasda cidade de Canudos para alojamento dos participantes, sendo assim é extremamente importante que todos e todas levem seus materiais e equipamentos de usar pessoal, enfatizamos que os banheiros também serão de uso coletivos, é claro, dividido especificamente para homens e mulheres.

      Aguardamos você em nosso VII Encontro.

      Excluir
  4. Olá, Gostaria de saber o translado de nossa cidade ate o encontro será por conta de quem, se terá alguém para nos receber? visto q estamos em cima da data,e ate agora não recebi nenhum email, como saber se fui contemplada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana, obrigado por nos escrever.

      Enviamos mensagem para o email que a senhora disponibilizou na ficha de inscrição, segue a mensagem abaixo:

      As articulações de translado para o VII Encontro fica por conta dos territórios de identidade, isso aqui na Bahia. Como você se encontra fora do nosso estado, sugerimos a senhora tentar via prefeitura ou organizações voltadas para à Cultura.

      De Recife tem a senhora e a Gabriela Sampaio (Uiala Mukaji e Rede de Mulheres de Terreiro) inscritas, acredito que ambas podem tentar juntas achar os caminhos para garantir a participação em nosso VII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia.

      Sucesso e até Canudos.

      Fórum de Cultura da Bahia

      Excluir
  5. SOMOS DO NÚCLEO DE ARTESANATO AVA BRASIL DE ESTUDANTES INDÍGENAS DA UFBA E NÃO FOMOS INSCRITOS PARA A FEIRA DE ECONOMIA CRIATIVA. TEMOS CHANCE AINDA DE PARTICIPAR DELA?
    TATIANA

    ResponderExcluir