ATAS - FIQUE POR DENTRO!!!

REUNIÃO DA COORDENAÇÃO
SALVADOR 11 / 04 / 2015
LOCAL: CASA DE CRISTINA GONÇALVES

HORÁRIO: Inicio - 10:40, Termino: 13:55

PAUTA:
01-   RETROSPECTIVA DO FÓRUM
02-   ORGANIZAÇÃO DO FÓRUM
03-   VI CONFERÊNCIA DE CULTURA
04-   O QUE OCORRER

Presentes:
Hamilton Oliveira (RMS)
Graça Brito (RMS)
Cristina Gonçalves (RMS)
Freitas Madiba (RMS)
Rosa Bomfim (RMS)
Adson Brito (Litoral Sul)
Fábio Mendes (Vale do Jequiriça) - via Skype.

Após os informes da semana e da caminhada política de cada um/a dos/as presentes, iniciamos a primeira pauta.

A proposta era que cada membro fizesse uma avaliação da sua participação no Fórum de Cultura da Bahia e o que espera para o próximo período.

Entre os anos de 2011 e 2014 fizemos 09 Encontros em 08 territórios de identidade da Bahia com a participação de mais de 10 mil agentes culturais na construção de todos os processos que deram origem aos encontros. Acreditamos que o Fórum tem muito a contribuir com a organização dos/as agentes culturais em nosso estado, temos muito a aprender com estes/as agentes e precisamos acumular maturidade política para juntos/as dá conta das demandas que surgiram de cada uma dessas etapas e do que ainda está por vir. Neste sentido combinamos para o dia 09 de maio de 2015 nosso planejamento 2015/2016, nele pretendemos montar uma agenda de tarefas que deem conta de encaminhar um modelo de organização mais horizontal e com maior autonomia aos territórios, bem como crie uma dinâmica constante de diálogos e formação política nos territórios de identidade por onde passamos. O sentimento que convergiu nas falas é que somos um espaço de articulação, troca de experiências e debates, buscando construir alternativas para as políticas culturais do município, envolvendo a sociedade local e outras instâncias de governo (nacional, estadual e municipaI), tendo como fundamento, o direito à participação cultural dos cidadãos, entendida de forma ampla, respeitando à diversidade cultural.

Pretendemos caminhar no sentido:                              

- Construir uma rede formada por gestores, técnicos, agentes, produtores, criadores culturais, movimentos sociais e grupos artísticos com objetivo de trazer a cultura para o centro do debate das políticas públicas em nosso estado, a identidade e as manifestações de nosso povo devem ser levadas em consideração no momento da construção e aplicação das políticas públicas e, não menos importante a formação política de agentes e gestores municipais.

- Impulsionar a implementação do Sistema Municipal de Cultura, garantindo a participação da sociedade civil, dialogando sobretudo com os setores mais vulneráveis da sociedade, a exemplo das mulheres, idosos, jovens, comunidade indígena e o seguimento LGBT.

- O Fórum pretende desenvolver diversas ações em parceria com o poder público e instituições da sociedade civil, a exemplo de atividades de formação política, seminários e encontros, com temas relacionados às necessidades dos agentes culturais ligados ao Fórum. Queremos também contribuir na construção e divulgação de iniciativas do poder público e/ou de outras instituições, coletivos e organizações, queremos acima de tudo, articular redes.

- Acreditamos ser de grande importância o mapeamento cultural do estado da Bahia, uma ação que deve envolve toda a cadeia cultural nos 417 municípios, universidades, centros de ensino e o poder público. Com isso, teremos condição de elaborar políticas mais coesas e direcionada de fato aos seguimentos presentes nos territórios, contribuir na formação de uma educação com maior identidade nas regiões e, além de tudo salvaguardar o nosso patrimônio cultural.

Para tanto o retorno aos territórios de identidade por onde já realizamos encontros se torna imprescindível, tanto para planejamento destas ações, construção dos Conselhos Territoriais, bem como nos preparar para a VI Conferência Estadual de Cultura.

Avaliamos também que temos tarefas e desafios gigantescos a serem vencidos, principalmente a dedicação militante que sem ela nada do que for planejado poderá ser materializado, para nós ser Fórum de Cultura da Bahia é acima de tudo se comprometer com suas tarefas e cuidar da credibilidade do nosso coletivo, frente as instituições públicas e a sociedade civil.  Sendo assim, os encontros territoriais precisam ser espaços de amadurecimento das relações e deliberação de uma agenda política para o território, comprometendo cada participante presente no encontro.

No Planejamento combinado para o dia 09/05/2015 queremos encaminhar as seguintes questões:
1 – Organograma funcional do Fórum de Cultura da Bahia;
2 – Criação de Regimento e Funcionamento de cada encontro territorial;
3 – Aprimoramento da Coordenação Geral (Termo de Compromisso dos/as coordenadores/as)
4 – Calendário de visitas aos territórios de identidade;
5 – Plano geral de todas as atividades de 2015 e 2016.
 
Próxima Reunião dia 22/04 às 18h na Biblioteca Pública dos Barris, pauta -  planejamento do dia 09/04.

Esta ata está aberta a contribuição dos/as presentes na reunião.
Graça Maria Dias Brito
Freitas Madiba




Relato das atividades realizadas entre os dias 30/05 á 01/06/2014 do Fórum de Cultura da Bahia e Grupo CISAIS/UFBA


30/05/2014
Sarau Capoeira em Lauro de Freitas

            O Sarau Capoeira foi pensado com o objetivo de harmonizar epreparar as pessoas,para as atividades de Mapeamento Cultural e a Reunião de avaliação e  prestação de contas do Fórum.
            Estiveram presentes: Wellington Batista; Mara Mukami; Carlos Leleco; Luciane Pereira, Lilu Pimenta, Mestre Luciano; Diego Creks, Neidson Trindade, Fabiana Andrade e alunos/as da Capoeira Malta da Serra.
            As atividades foram iniciadas por volta das 18:00 , na escolha dos alimentos que contribuiriam para fortalecer nossos corpos e prepará-los para entrar em contato com a poesia, a música, a capoeira e as crianças. Chegamos por volta das 19:00 na Escola Municipal Jovina Medeiros, onde o cuidado com quem ali é educado,estava estampado em cada espaço. Um lugar cheio de plantas e flores, tudo muito bem organizado e harmonioso, o que para nós foraum presente. Fomos recepcionados por “Seu Pescoço”, que foi de uma gentileza e uma sensibilidade tamanha. Ele zela pela Escola junto com a Lilú e o Mestre Luciano.
            Nossa atenção se voltou para um cartaz no mural da escola com os horários das “Rodas de Capoeira”, ao lado de um Salmo Cristão e avisos de como manter o espaço organizado. Ressalto isso pela importância de ter garantido num espaço público a Capoeira.
E, conversa com a Lilú que emocionada disse: “Preta, isso é importante demais pra nós sabe... Estar posto, ninguém tira, temos nosso espaço e foi um pedido dos alunos”.
            Iniciamos o preparo dos alimentos e seguimos para a Roda de Capoeira, seguidos de um recital de poesias conscientes e o que impressionou a todxs presentes foi a forma com que xs alunos da Capoeira Serra da Malta estão conscientes de sua condição. E que somente pela educação e arte isso poderá ser revertido.
            Tivemos uma roda de conversa sobre a relação da cultura e a juventude. Como os jovens ali presentes se viam, suas expectativas, seus anseios, seus sonhos e como por meio da cultura e arte eles poderiam torna-se reais.
            A noite foi encerrada com um “Toré”, realizado por Neidson Trindade, que chegou recentemente de um trabalho com uma Aldeia Indígena e ficamos extasiados com a energia daquele momento.


31/05/2014
I Encontro da Rede colaborativa para identificação de iniciativas em mapeamento cultural

            Com a colaboração da Profª Clélia Côrtes e Freitas Madiba, foi disponibilizado o transporte para os membros do Fórum de Cultura da Bahia pela UFBA, trazendo-os de Lauro de Freitas até o IHAC (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA), em Salvador. O Encontro contou com a presença dos/as seguintes:

Wellington Batista (UFRB);
Adalgisa Oliveira (UFBA);
Carlos Leandro- Leleco (SSA);
Rafael Batista (UESC);
Luciane Pereira (Quilombo Aldeia- SC);
Daiana Teles (UFBA);
Edite Luiz (Geografar- UFBA);
Paulo Argolo (Litoral Norte);
Sônia Menezes (Litoral Norte);
Sônia Miranda (Tucano/BA);
Neusa Martins (UFBA);
Fernando do Recife;
Tatiana Netto (UFBA);
Freitas Madiba (CISAIS-UFBA);
Sabrina Andrade (Cisais-UFBA);
Mara Mukami(UFRB);
Clelia Cortes
Lia Costa (Rede Étnico Empreendedora);
Edson Costa (EMUNDE);
Oséas Alvez (Rede Étnico Empreendedora)
Daija Diniz (Geografar-UFBA)
Genilson Taquari (UFBA)
Cassio Nobre (FUNCEB – Secult/BA
Evany Oliveira (UFBA)

            Inicialmente, foi feita uma acolhida com um café da manhã.
            Para abrir o I Encontro da rede colaborativa, dançamos ciranda com uma música de Lia de Itamaracá e participamos de uma dinâmica preparada pela Profª Clélia. Quando sentamos para conversar sobre as sensações da ciranda e dinâmica, ainda foi possível uma vivência em roda trazida pela professora Edite do Geografar.
            Após esses momentos iniciais, mantivemos a roda de conversa, porém embasada pelo tema Mapeamento Cultural.  Os presentes foram divididos em 04 grupos para a discussão, primeiramente, do que era Mapeamento Cultural e, depois, algumas questões mais específicas sobre identificação de iniciativas em mapeamento cultural foram lançadas.
            A provocação lançada para cada pessoa dos grupos foi à seguinte:

            - Em sua perspectiva, o que é mapeamento cultural?

            Cada grupo se reuniu e chegou a uma conclusão coletiva sobre o que é mapeamento cultural.Após as conversas em grupo, houve uma pausa de uma hora para o almoço, que ocorreu no RU da UFBA.
Ao retornarmos, já com o tempo um pouco curto, foi feita a socialização das conclusões ao qual cada grupo chegou.A partir destas respostas sobre o que é mapeamento cultural, foram lançadas mais algumas questões a serem respondidas:
*     Com base da discussão sobre mapeamento cultural, o que será a identificação de iniciativas em mapeamento cultural?
*      Porque a ideia de identificação das iniciativas em mapeamento cultural na Bahia é importante e para que?
*      Como realizar a identificação de iniciativas em mapeamento cultural?

Ficando as seguintes questões para que os grupos formados respondam até o próximo encontro:

*     Quais são as etapas de trabalho e em qual sequência devemos realizar?
*      O que será preciso para isto, e quais os procedimentos necessários?

            Quando cada grupo finalizou a elaboração das respostas para cada questão, ocorreu a socialização das mesmas e uma conversa a respeito dos pontos positivos expostos e das divergências que ocorreram no processo de elaboração das mesmas. Desta forma, a Profª Clélia nos apontou alguns pontos pertinentes a respeito do trabalho que estamos iniciando.
            Contamos a presença de Cássio Nobre, Coordenador de Música na Fundação Cultural do Estado da Bahia/Funceb/Secult/BA, que falou-nos sobre seu trabalho na construção do Mapa Musical da Bahia.

            Para finalizar, traçamos diretórias para o próximo encontro, em que cada membro da rede colaborativa ficou de identificar uma iniciativa de mapeamento cultural na Bahia e inseri-la na planilha modelo de catalogação. Foram definidas, também, algumas datas:
03/06 - Digitação e envio da lista de presentes da reunião do dia 31/05 (Freitas);
10/06 - Entrega do relato da reunião do dia 30 e 31/05 (Mara e Sabrina);
16/07 - Preenchimento do formulário das iniciativas de mapeamentos por cidade/território;
17/07 - reunião da Rede colaborativa.

Ata da Reunião de Prestação de contas/ Avaliação dos Encontros do
 Fórum de Cultura da Bahia.


     A reunião foi iniciada por volta das 10hrs com as presenças de Rafael (Litoral Sul), Fernando do Recife (Circuito de Teatro e Dança do Recôncavo), Freitas (Salvador),Sônia (SISAL), Mara (Salvador), Darlon (Salvador),Janete (Salvador) e Wellington (Vale do Jequiriça), Diego Costa (Salvador).
            A reunião inicia-se com Janete informando que por outros compromissos não ficaria até o final da mesma, sendo assim Freitas sugere que se inicie com a pauta sobre prestação de contas e informes sobre o 7º, 8º e 9º Encontro.
            Janete, sugere que essa pauta seja  debatida com a presença da coordenação. Freitas ressalta que infelizmente essas pessoas não se fazem presentes, e que a reunião fora divulgada em todos os meios de comunicação utilizados pelo Fórum e que deve-se  levar em consideração o esforço feito pelos presentes para estarem ali naquele momento.
            As/ os presentes decidem seguir com a reunião e com a pauta, Janete informa que as prestações de contas ainda estão em construção.
            Freitas sugere que seja estipulada uma data para que Janete apresente os relatórios financeiros e que a mesma deve buscar a contribuição de Helder Bomfim para obter mais informações sobre o VII Encontro e no caso do VIII Encontro contar com a contribuição de Sônia Bastos e Adriana Santos
            Rafael volta a falar na importância da prestação de contas. Pois a partir dessa documentação em mãos pode-se pensar em soluções para os demandas de cada Território. Quanto a indagação de Janete a cerca da falta de pessoas da coordenação Rafael diz que não acha que seja uma falta, mas, sim uma responsabilidade com as funções que cada um assume.
            Wellington cita que se deve ter a sensibilidade para avaliar o que foi realizado de positivo e negativo.  E desenvolver um método para sanar os problemas. Ressalta ainda  sua insatisfação em relação aos plásticos utilizados na alimentação do Fórum e que o mesmo não levantou essa questão em Simões Filho por não achar o momento apropriado. Mas, que quando o mesmo avalia a problemática que fora para que os plásticos chegassem. Percebe que sua fala é contemplada pela de Rafael no sentido das responsabilidades para com as funções. E que numa conversa com o Secretário de Cultura de Simões Filho, o mesmo disse ter ficado mais tranquilo a presença de outra pessoa da coordenação, pois até o momento de realização do encontro só teria visto a presença frequente de apenas uma pessoa a frente da resolução dos problemas. “Precisamos criar a partir  deste momento, o inicio da construção dos Encontros dinâmicas que permita que todxs da coordenação participem, assumindo suas responsabilidades, levando suas tarefas até o final,  pois assim evitaremos problemas maiores”, afirma.
            Janete sugere a criação de uma comissão executiva para a articulação e gerencias dos encaminhamentos que devem ser dado por cada território, bem como para a condução e distribuição de tarefas dos próximos encontros.
            Rita expõe sua tristeza para com a coordenação do Fórum, pois está havendo falta de cuidado de um para com o outro, sobretudo na coordenação, de forma triste está se desligando da coordenação, mas não do Fórum, a mesma sugere de forma urgente a construção de um planejamento. Rita faz questão de lembrar que está a disposição para as atividades que lhe for solicitada. Cita ainda que sejam necessários momentos para além dos Encontros do Fórum e ressalta a necessidade de se ter mais cuidado com a Cultura, ações com hombridade.
            Freitas inicia sua fala relatando seu tempo de movimento social, fazendo um pouco do histórico de como foi a construção do fórum até aquele momento, afirma que em sua ótica o Fórum esta crescendo. Que essa reunião é resultado dos outros nove encontros e que ele compreende que se faz necessário uma formação política e responsabilidade com as tarefas assumidas por cada membro atuante. Que omometo pede  maturidade para  lidar com as dificuldades e com as demandas que nascem a cada encontro. E que cada participante do Fórum de Cultura onde estiver o representa. Citou que as atividades do final de semana que perpassou por Lauro de Freitas, Ufba e a dada reunião de avaliação, fazem, foram e são tarefas do Fórum, que o momento é de fortalecimento.
            Darlon socializa sua tristeza pela partida de Rita da coordenação e cita várias outras pessoas que não se fazem mais em meio ao Fórum e fala que formação política é algo muito vazio e sugere formação pessoal.
            Mara declara que se sente triste com a posição de Rita e a sua posição em relação às posturas de membros do Fórum e fala ainda sobre o cuidado e a felicidade que teve ao conhecer pessoas e ter relações de afinidade, disse também da importância dos encontros. Critica a apresentação da Banda Mameto no IX Encontro do Fórum, por não haver uma prioridade para com grupos da região. Fala da emoção da sensibilidade de Darlon, e afirma que formação politica é também formação pessoal.Sugere que o Fórum exponha mais sua opinião a sociedade para que a partir daí as pessoas saiba de fato o que quer o Fórum de Cultura da Bahia.
            Rafael cita que é preciso reorganizar as idéias para com o Fórum. Ressalta que vê sim a necessidade da formação política pelo momento e por uma questão de posicionar o Fórum dentro da sociedade. E cita que em seu olhar a atitude de Rita em sair da coordenação é imatura, pois, é o momento de unidade e não de abandono. Que apesar dos problemas e da necessidade de maturidade politica, o momento é de lidar com tais demandas e cuidar do que fora construído.
            Wellington pauta que em nos encontros são distribuídos livros, materiais pedagógicos para nossa formação, e vê como prioridade o melhor aproveitamento disso. Que a palavra que deve reger o Fórum deve ser “Resignificação”. Pois o Fórum precisa de cuidados e maturidade.
            Fernando fala do respeito e carinho que tem por Rita e também do seu potencial para com as atividades que se propõe a realizar. Apela para que a mesma reveja sua saída da coordenação. E faz questão de citar que quando uma casa esta com problemas juntam-se todxs para reestruturá-la. Reforça sua fala com as insatisfações e problemas devam ser analisados e vistos na perspectivas de saná-los e que no fim essas coisas devam  ajudar a aumentar nosso respeito um pelo outro e no sentido de fortalecer as relações internas.
            Freitas cita que é necessário distribuir melhor o papel de cada membro da coordenação. Que deve haver sincronia e  diálogos internos e para isso faz-se necessário revisitar cada território  para um melhor planejamento dessas ações. Reforça o sentimento que este momento de avaliação vem  fortalecer, sugere que se faça uma carta aberta a sociedade, convocando xs agentes da cultura a construir o Fórum.  Foi comum a necessidade da elaboração da mesma entre os presentes, sendo que deve ser um documento entre os presentes na reunião.
            Wellington sugere que o Fórum pare para uma reorganização interna. Reconhece que o momento é de  fortalecimento e que a partir de agora deve-se ter mais unidade interna e maturidade. Ressalta sua felicidade pelxs presentes em Lauro de Freitas (no Sarau Capoeira). Afirma que esta avaliação é resultado do  quanto a unidade pode sim gerar bons frutos. E que a presença de  04 Territórios de identidade na reunião é a prova do que falara anteriormente. Sugere a deliberação de uma data para a outra reunião. Reafirma a necessidade da carta e sugere que o X Encontro deve aguardar, até que essa sincronia se faça, dentre a Coordenação, os Territórios de Identidade e os membros.
            Freitas explica que essa carta deve ser de caráter publico, onde se faça uma ponte com os membros dos Territórios para que haja uma dimensão estadual na formulação do documento e não apenas de Salvadore/ou do Território Metropolitano. E que a mesma não precisa ser assinada como coordenação. mas, sim subscrita por quem comungar da analise e propostas que contidas na mesma.

Encaminhamentos:
*     Lançar uma carta aberta a sociedade, com um breve histórico do Fórum, reafirmando sua importância enquanto coletivo organizado da sociedade civil em defesa da melhoria das politicas publicas para à cultura, sendo esta como um documento aberto para contribuição e assinatura de toda a comunidade cultura do estado da Bahia.Sua construção deve ser coletiva entre os membros do Fórum. A tarefa de apresentar o primeiro modelo da carta ficou a cargo de Freitas Madiba e a mesma deve ser apresentada na próxima reunião;
*      Organizar um calendário de visita aos Territórios de Identidade onde já houve Encontro do Fórum de Cultura da Bahia;
*      A realização do X Encontro deve ser realizado após o processo de reorganização do Fórum de Cultura da Bahia;
*      A próxima reunião ficou marcada para o dia 14/06/2014 ás 16h no Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, na rua do Passo, 46 – Pelourinho.


A Reunião foi encerrada ás 14h57min.

 Relato feito por Mara Mukami, Sabrina Andrade e Freitas Madiba


Ata de reunião do dia 14 de fevereiro



No dia 14 de fevereiro de 2014, os coordenadores e membros apoiadores do Fórum de Cultura da Bahia, Antônio Barbosa, Cristina Gonçalves, Darlon Silva, Débora Medeiros, Eucimar Freitas, Gilson Coelho, Graça Maria Dias Brito, Janete Catarino, Jorge Sales, José Hamilton Oliveira, Julia Telma, Laecio Silva e Marcio Nei Gonçalves, Mano Gol, Rita Pinheiro, Robson, Rosa Maria Bomfim e Runilda se reuniram às 14h no Centro de Cultura, centro cultural da Praça da Bíblia de Simões Filho, com o fim de proceder sobre os seguintes pontos de pautas: 1- Aprovação do Projeto do IX Encontro (Formação Política); 2- Escolha da Logomarca do IX Encontro (Formação Política); 3- Escolha do tema do IX Encontro (Formação Política), 4-Mobilização do Território da RMS; 5- O que ocorrer.

Janete Catarino sugere que o tema do encontro de formação homenageei aos centenaristas, como Carolina de Jesus e Clementina, e também torne evidente a causa indígena, mas deve debruçar em toda diversidade das matrizes culturais da Bahia. Jorge Sales complementa que se devem homenagear os seguimentos da cultura, e que se referende em um representante do seguimento. Cristina Gonçalves indica Nadia Akauã como representante da comunidade indígena. O título ao tema decidido foi formulado com a seguinte frase, “Uma Homenagem às Comunidades Indígenas e aos Centenaristas da Cultura”.

Rita Pinheiro inicia a leitura da apresentação do Fórum no projeto. Cristina Gonçalves alerta que o fórum não tem a função prioritária de articulação, mas de formação, do qual não consta de modo esclarecido no texto. Darlon Silva concorda que o texto deve ser todo avaliado e refeito, mas por uma questão de prioridade a pautas emergenciais, a correção deve prorrogar a outra reunião. Freitas sugere ainda que a questão da apresentação deve estender a uma plenária.

Após ter lido a justificativa do projeto, é denunciado alguns erros de concordância gramatical, do qual Rita Pinheiro se responsabilizou de fazer a devida adequação e reenviar aos presentes. O objetivo geral foi aprovado e o específico foi alterado, que já consta suas modificações no projeto atualizado, divulgado à Comissão de Elaboração do Projeto.

Cristina Gonçalves ratifica que não deve haver prorrogação desnecessária para data da inscrição, 15 de março à 31 de março, e que a seleção dos passageiros do ônibus da RMS deve levar em conta a inscrição no prazo.

Discutido a relevância das oficinas que antecedem o encontro para a construção de um evento de qualidade, sendo já eleitos Janete Catarino, Antonio Fernando, Cristina Gonçalves e Rita Pinheiro como facilitadores, a realizar 22, 23 e 24 de abril na cidade de Simões Filhos.

Foi decidido que o credenciamento deve ser rigoroso, principalmente para a segurança dos participantes e do evento. Sendo a eleger um responsável pelo credenciamento, que terá o total controle das fitas que dão acesso ao evento. Somente o responsável terá autoridade para tais questões, ele deve obedecer somente às exigências do credenciamento legal, que são a inscrição, o pagamento da taxa, o horário e o dia determinado. Abrindo tolerância quanto ao horário apenas para os participantes que declararem serem de outros territórios de identidade e ter havido algum problema justificável. Todo processo da inscrição é obrigatório que se contabilize.

Fernando chama atenção para a necessidade de uma reunião diária da coordenação nos dias do encontro. Darlon ficou incumbido de solicitar a confirmação da participação dos demais coordenadores do Fórum para o encontro de formação política.

Jorge Sales informou que na cerimônia de abertura estarão presentes autoridades. O mesmo propõe um script para o mestre de cerimônia. Modificações gerais, de temas, palestrantes, rodas, facilitadores e locais de realização se encontra no projeto que segue em anexo a esta ata divulgada no e-mail oficial da coordenação.

No segundo ponto de pauta foi elogiada a logomarca apresentado pela Comissão Local. A logomarca faz referência à cultura da paz e a todo território de identidade da Região Metropolitana e ainda ressalta um patrimônio da cidade de Simões Filhos que vai receber o encontro. Foi aprovada parcialmente a logomarca, e sugerido alguns acréscimos de melhorias, sendo retornada a aprovação integral a próxima reunião com a Comissão Local.

Uma reunião da Coordenação do Fórum foi agendada para 20 de fevereiro de 2014, às 17horas, no espaço Xisto, complexo da Biblioteca Pública dos Barris.

E eu, Darlon santos da Silva, lavro esta ata.

23 de fevereiro de 2014.



Ata da reunião do dia 07 de fevereiro de 2014

No dia 07 de fevereiro de 2014, os coordenadores e membros apoiadores do Fórum de Cultura da Bahia, Antônio Fernando, Darlon Silva, Eucimar Freitas, Hebert Brito, Jéssica Sampaio, Jorge Sales, Laecio Silva e Marcio Nei Gonçaves se reuniram às 14h no Centro de Cultura, complexo da Praça da Bíblia de Simões Filho, com o fim de proceder sobre os seguintes pontos de pautas.


1- Discursão do Projeto do IX Encontro do Fórum e
2- O que ocorrer.  

Inicialmente Freitas faz uma apresentação geral do projeto do IX Encontro, depois justifica o projeto. Discute se os objetivos gerais e específicos, sendo que as modificações foram enviadas para o e-mail da coordenação do Fórum. O Secretário Jorge Sales se preocupa com a linguagem do projeto, e se responsabiliza de encaminhar a um profissional das letras para as adequações pertinentes.

Levando em consideração os encontros anteriores, foi alertado questões como credenciamento, também o de colocar os nomes das companhias e grupos na programação do encontro.

Foi indicado alguns nomes para estarem presentes no encontro, como o de facilitadores de rodas de conversas e palestrantes de mesas. Ficou decidido que para reflexão dos nomes indicados também poderia ser sugerido para o e-mail oficial da coordenação e na próxima reunião. Os nomes já se encontram presentes no projeto divulgado a Comissão de Elaboração. A seleção será feita de acordo com a sugestão e a disponibilidade do convidado.
Foi deliberado que o prazo de inscrição para o encontro será de 15/03/2014 á 31/03/2014. Discutiu ainda a questão da programação, como horário de alimentação e adiantamento do inicio da programação das 08:00 horas para as 07:00 horas. Estas modificações se encontram no projeto atualizado.

No segundo ponto de pauta foi discutida melhorias para as próximas reuniões. É necessário o cumprimento do horário. Os presentes na reunião procurarem estarem cientes das deliberações anteriores. Estar compromissado com as decisões. Fernando sugeriu uma caixa do fórum para o pagamento de custos com o fórum, sendo que ficou de propor de modo mais elaborado nas próximas reuniões.

Uma reunião foi marcada para o dia 14 de fevereiro as 14:00 horas no Centro de Cultura em Simões e Filho para ser rediscutido e aprovado o projeto.
E eu, Darlon Santos da Silva, lavro esta ata.
12 de fevereiro de 2014.


_________________________________________________________________________________

Reunião do Fórum de Cultura da Bahia.

Às 19 horas do dia 21 de novembro de 2013, os coordenadores e membros do Fórum de Cultura da Bahia,  Cristina Gonçalves, Darlon Silva, Dejanira Silva da Luz, Helder Bonfim, Janete Catarino e Rita Pinheiro se reuniram no Espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris para proceder sobre os seguintes pontos de pautas; 1- Informes, 2- Avaliação do VIII Encontro , 3- Conferência Nacional de Cultura e Carta de Tucano, 4- Prestação de contas, 5- Outros assuntos.
É informado a participação na audiência pública do dia 22 de novembro (Perpectiva para a Cultura no Município de Salvador). Uma breve avaliação do VIII Encontro é apresentada, mas é apontado a insuficiência devido ao curto tempo da reunião e a ausência de alguns participantes. Foi apontado um outro momento para avaliar o encontro com maior profundidade. Nessa breve apresentação se criticou as exigências não cumpridas das rodas de conversas e de todo o encontro.
Sobre a Conferência Nacional de Cultura foi alertado a relevância da leitura da Carta de Tucano. Discutido também a leitura da carta na lingua de libras e da problematica da acessibilidade da deficiência visual, foi concluido que o próprio leitor têm a liberdade da escolha diante a situação. Sobre a carta de Tucano é de fundamento observar as modificações produzidas em assembleia e rever erros da lingua portuguesa.
Foi discutido a prestação de conta, mas que será retomado em outra reunião.
Foi debatido o regimento e a questão do não cumprimento de alguns itens, dos quais é preciso ser revisitados e rediscutidos. Sobretudo a questão da deliberação da ultima assembleia da escolha do IX Encontro. Para discutir mais especifica essa questão foi marcado uma reunião no dia 14 de dezembro, as 09:00 horas no Espaço Xisto.


E eu, Darlon Santos da Silva, lavro esta ata.
23 de novembro de 2013. 
_________________________________________________________________________________

RELATÓRIO DA REUNIÃO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA
DIA: 16/10/2013
LOCAL: BIBLIOTECA PÚBLICA (ESPAÇO XISTO BAHIA)

Relatoria: Sophie Reyna Capdevila

PRESENTES: Vaguiner Jorge, Freitas, Sophie, Eduardo, Débora, Alex e Wellington

PAUTA E SEUS DESDOBRAMENTOS

1) Participação do Fórum de Cultura da Bahia na sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Cultura no próximo 7 de novembro. Os presentes propuseram ao nome de Fabio Mendes (Novo Membro do Conselho Estadual de Cultura, para representar ao Fórum na mesa da Sessão Especial a ser realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, a Sessão é proposta pelo Deputado Estadual Marcelino Galo e  tem como tema a “Gestão e controle social das políticas voltadas para a Cultura”. Ficamos na espera de sua confirmação.

2) Debatemos sobre a criação de uma comissão para analisar o Estatuto da Associação que será mantenedora do Fórum de Cultura da Bahia, denominada AMACULT – Associação dos Amigos, Agentes e Amantes da Cultura. Vaguiner Jorge e Freitas estão responsáveis pela analise do primeiro esboço do projeto que foi preparado pelo advogado Gilberto Batista (Coordenação Jurídica do Fórum), bem como fazer o levantamento dos custos para o registro da Associação, mais pessoas poderá participar da organização da associação, basta se colocarem a disposição.

3) VIII ENCONTRO EM TUCANO

Criação da comissão de alimentação (Sofia, Wellington e Eduardo)

Discutimos sobre a organização da coleta dos alimentos doados pelas prefeituras do Territorio do Sisal e colocamos os pontos fundamentais para prevenir complicações na gestão da alimentação, compreendendo sua grande importância no sucesso do evento.
Wellington e Eduardo avaliaram as possibilidades de uma intervenção artística na cidade, com a participação de um profissional do grafite. - Releitura das comissões a coordenação do relatoria teve a incorporação de Vaguiner na comissão de Relatórios. - Wellington colocou na discussão a participação do Vale no evento avaliando as possibilidades e dificuldades do transporte.


Próxima reunião dia 24 de outubro no espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris, às 18 horas.


_________________________________________________________________



RELATÓRIO DA REUNIÃO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA


DIA: 10/09/2013

LOCAL: BIBIOTECA PÚBLICA (EXPAÇO XISTO)
PAUTA:
a) PRESTAÇÃO DE CONTAS;
. Foi sugerido o envio de uma carta convocatória para as pessoas envolvidas.
b) DOAÇÃO DE ITAJUÍPE P/O FÓRUM:  COMPUTADOR;
. Ficou acertado para que o mesmo fique instalado no escritório da ABACI (que servirá de point entre serviços telefônicos entre outros que por vezes  o Fórum possa  necessitar, de acordo com a administração da ABACI..
c) VIII ENCONTRO DO FÓRUM  (TUCANO)
. Foi discutido a questão da organização/realização do evento em Tucano, com a confecção das Artes (já enviadas); Confecção de camisas (em diálogo); combustível/ hospedagem (garantidos). Alimentação (ainda em em andamento)/ Confecção das bolsas (Débora/verificar); canetas/blocos de papéis com impressão do Fórum, Spot/gingo (gravar/carro de som); divulgação nos meios de comunicação; impressão de panfleto sobre o encontro; contratação de um mestre de cerimônias.
 todos material pedagógico: (em andamento).
Mobilização real do Fórum: (período de 07 à 13/11/2013)
. Traslado dos membros do Fórum de Cultura  para Tucano (em diálogo);
. Verificar/acompanhar  (estrutura local/cultural e alojamento),  bem como todo apoio necessário para o bom andamento dos trabalhos.
Oficinas Prévias:
. Pontos específicos da programação (sendo desenvolvido);
. Rodas de conversas (local);
. Manifestações culturais locais: (quais são???)
d) CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA;
Módulo II - O papel da educação popular pluriétnica e da pedagogia griô
Data - 20, 21, 22 de setembro de 2013
e) PARTICIPAÇÃO DO FÓRUM EM EVENTOS:       
. Temos que ter pessoas para representar o  Fórum nos eventos culturais e outros.
A reunião teve início às 18:00hs com finalização às 21:00hs., sendo a mesma secretariada  por mim, (Graça Maria Dias Brito).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reunião do Fórum de Cultura da Bahia.

Às 18 horas do dia 30 de agosto de 2013, os coordenadores e membros do Fórum de Cultura da Bahia, Antonio Fernando, Darlon Silva, Débora Medeiros, Edmundo Junior, Freitas e Sônia Miranda (via telefone) se reuniram na residência de Débora Medeiros para proceder sobre os seguintes pontos de pautas; 1- Curso de Formação política, 2- VIII Encontro do Fórum, 3- V Conferência Estadual de Cultura, 4- Outros assuntos.
O primeiro ponto de pauta é iniciado com uma sintética avaliação do curso. É entregue alguns relatórios a Darlon que ficou incumbido de reunir em um texto de relato. É discutido o próximo modulo do curso como a presença de Adelson Fonseca para facilitar o curso.
No segundo ponto é discutida a visita as 20 cidades para apresentação do Fórum e convite para sua participação, também buscar apoiadores para realização do encontro. É informado que foi oferecido um auxilio da Prefeitura da cidade de Tucano com a hospedagem, alimentação e gasolina para deslocamento. Foi realizada uma programação de visitas agendadas para os dias 13, 14,15, 21, 22, 27 e 28 de setembro.
Foi marcado também pesquisa e oficinas entre 7 a 13 de Novembro no território do Sisal, as oficinas, materiais, locais e coordenadores ainda a ser deliberados para ser realizado no VIII Encontro. Para o planejamento de execução do VIII encontro foi divididos as seguintes comissões:   Comissão de alojamento, Comissão do refeitório, Comissão de equipamentos de uso, Comissão de oficinas, Comissão de credenciamento, Comissão sala do fórum, Comissão de tesouraria, Comissão de divulgação, Comissão de organização da plenária, Comissão de ornamentação, Comissão de transporte. 
Edmundo ficou responsável de produzir um material áudio visual de divulgação do VIII Encontro para entregar dia 06 de setembro, colaborado por Fernando e Darlon.
Uma nova reunião foi agendada para o dia 10 de setembro no espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris, às 18 horas. E eu Darlon Santos da silva lavro esta ata.

3 de setembro, Salvador –Ba.






----------------------------------------------------------------------------------------





Reunião do Fórum de Cultura da Bahia

No dia 13 de agosto de 2013, os coordenadores e membros do Fórum de Cultura da Bahia, Darlon Silva, Débora Medeiros, Fernando do Recife, Freitas, Janete Catarino, Rita Pinheiro e o colaborador Wellington se reuniram no Espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris, com o fim de proceder sobre os seguintes pontos de pauta: 1- Informes; 2-Curso de formação política e pedagógica; 3- O que ocorrer.
Débora Medeiros informa que solicitou um oficio de publicação de quatrocentos livros, Veredas da palavra no sertão Rosiano da editora Unisinos, recebido quatro exemplares faltando a demais quantidade.
Janete ficou responsável de formalizar a insatisfação que denunciou pelo fato da Conferência Estadual de Cultura ser no mesmo período de atividade da semana da diversidade, propondo com o fórum e outras instituições a transferência de data.
Freitas divulga que foi entrevistado pelo Conselho Estadual de Cultura, enquanto representante do Fórum de Cultura da Bahia, com o tema da prestação de contas da Conferência Estadual de Cultura, a ser publicitado no site a entrevista no site do Conselho citado.
Darlon informa que não cumpriu a visita a Tucano, deliberado em outra reunião para os dias de oito a onze de agosto, pois contatos relevantes não estavam disponíveis na data, comprometendo as articulações.
Ficou decidido que Fernando iria entrar em contato com alguns agentes de cultura do território do Sisal e propor uma reunião entre dezenove a vinte e dois de agosto.
Já foram entregues oficio de solicitação de transporte a SERIN; publicações ao SEPLAN, Fundação Pedro Calmon, FUNCEB, Conselho e Representação do Ministério da Cultura da Bahia e Sergipe para o VIII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia.
Dialogou ainda o fortalecimento e parceria com o movimento de teatro amador do recôncavo FITA.
Para o curso de formação política foi convidado outros facilitadores. E foi reforçada a ideia já pronunciada em outras reuniões da hospedagem solidária.
Foi também agendada uma nova reunião para o dia 22 (vinte e dois de agosto), as 18hrs (dezoito horas) no espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris.

 Darlon Santos da Silva,
15 de agosto, Salvador-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário