quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CONSOLIDADA A PRESENÇA DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA NO LITORAL SUL


VI Encontro do Fórum de Cultura da Bahia
Litoral Sul, Itajuípe 16, 17 e 18 de novembro de 2012


Aconteceu dias 16, 17 e 18 de novembro de 2012 na aprazível cidade de Itajuípe o VI Encontro Fórum de Cultura da Bahia (Território LitoralSul), que organizado pela sociedade civil, contou com o apoio da Secretaria de Educação, Conselho de Cultura e a Câmara Municpal de Itajuípe, da Serin/BA - Secretaria de Relações Institucionais do estado da Bahia, Fundação de Cultura - Secult/BA, além dos deputados Estaduais Marcelino Galo e Bira Coroa, bem como de pequenos comerciantes da cidade anfitriã.

O VI Fórum, que contou com a participação efetiva de aproximadamente 300 pessoas de diversas cidades baianas, aconteceu nas dependências do Colégio Estadual Polivalente de Itajuípe  e em duas quadras de esporte localizadas entre na frente do colégio, onde foram instaladas três gigantescos toldos para a realização dos momentos de debates e atração cultural.

A abertura dia 16 (sexta-feira) se deu às 16h com uma mesa-redonda (A cultura nas dimensões simbólica, econômica e cidadã), formada por  Maria da Luz (presidente do Conselho Municipal de Cultura de Itajuípe), Pawlo Cidade (Fórum de Empreendedores Culturais do Litoral Sul), Lula Dantas (Representante dos Pontos de Cultura do Nordeste), Douglas de Almeida (representante do Fórum de Cultura da Bahia) e Maria de Lourdes Simões (integrante do Conselho Estadual de Cultura).

À noite, houve a exibição do filme Piranjuípe do cineasta Cícero Bathomarco que conversou, juntamente com um dos atores, José Carlos Negão, acerca do processo de filmagem e da decadência da lavoura cacaueira, temática da película. 
Na mesa-redonda Culturas Popular e Tradicional realizada na manhã do dia 17 (sábado), Nádia Acauan e Cacique Ramon (nação Tupinambá), Jorge Rasta (Teatro de Bonecos, Itacaré), Jorge Conceição (geográfo, arte-educador e escritor, Salvador), Rozenita da Luz (Terno de Reis, Camamu) e Rita Pinheiro (contadora de histórias, Salvador), deram depoimentos aprofundados e carregados de humanidade, sobre a importância da preservação das culturas tradiconais e por sua vez dos/as mestres/as.

Às 16h, foram realizadas nove Rodas de conversa: Teatro: do desejo à ação (Romualdo Lisboa), Capoeira (Leo Junquilho), Cinema e cine-clube (Jorge Conceição e Dandara Bacelar), Bibliotecas e literatura: a aventura do livro e da leitura (Douglas de Almeida), Dançando as danças (Janete Catarino), Entrelaçando raça e sexualidade (Adilson Ribeiro), Cultura e cidadania (Cristina Gonçalves), Desenho (Eduardo Silva e Talita), Cultura Digital (Maciel Barreto)... e no início da noite foram apresentadas no Plenário os resultados.

Logo após o jantar (20h), aconteceu um recital de poemas,e uma apresentação de samba de roda com a comunidade quilombola de Tapuia. Às 21h30,  exibição de vídeos do cineasta Carlos Pronzato, seguido de um debate... e encerrando a noite, um show com a banda Manzuá, de Itabuna, que mescla as músicas com poemas.
No domingo (dia 18), pela manhã, uma Assembléia em que foram afirmadas as propostas das Rodas de Conversa e confirmadas a Coordenação Executiva do Fórum e sua Carta de Intenções e após algumas avaliações, o Fórum foi encerrado de forma lúdica com uma vivência conduzida por Itália Castro, secretária de educação de Itajuípe.

Durante a realização do Fórum ocorreram diversas manifestações artísticas, a exemplo da Dança do Cacau com o grupo Tchu & Cia (Itajuípe), da performance teatral com Irene Dóris (Valença), recital de poemas com o grupo infanto-juvenil Isto e Aquilo (Salvador), Dança da Jibóia com a comunidade quilombola de Tapuia (Camamu), e voz e violão com o roqueiro Fábio Mendes (Planaltino) e com o cantor BoêmioAlberto Barros.
Foram armados diversos estandes com exposições de artes plásticas, fotografias, esculturas, artesanato e livros, inclusive com lançamentos à noite.

Em 12 de janeiro de 2013, será realizado um Encontro na cidade de Ituberá (Baixo Sul) para definir a data e o local do VII Fórum, já com três indicações: Irecê, Canudos e Salvador.

FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA
A Valorização da Cultura é tarefa de Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário