segunda-feira, 1 de julho de 2013

RELATO DA REUNIÃO DO DIA 27/06/2013 ÀS 18H EM SALVADOR

RELATOR: FREITAS (Coordenação Institucional e Administrativa)

Saudações a todas e todos


No dia 27/06 às 18h na Biblioteca Pública dos Barris houve reunião do Fórum de Cultura da Bahia para dialogo sobre os seguintes assuntos:

1- Curso de Formação Política do Fórum de Cultura da Bahia - agendado para 30, 31 de agosto e 01 de setembro em Camaçari.
2 - Estratégia de atuação nas etapas municipais, setoriais, territoriais e estadual da V Conferência de Cultura da Bahia - Carta de Canudos
3 - Agenda de Construção do VIII Encontro - Território do Sisal, Tucano 15, 16 e 17 de novembro
4 - Movimento Nacional em prol do Pacto Nacional e do Passe Livre
5 - O que ocorrer

Presentes na reunião: Dandara Bacelar, Sophie, Rita Pinheiro, Fernando Albuquerque, Luis Reis, Freitas e Antoane.

No inicio da reunião em forma de informes algumas pessoas que estava presentes nas manifestações trouxeram suas impressões sobre os acontecimentos durantes o ato, Janete Catharino recebeu informações de uma amiga que foi agredida, por essa razão não pode participar da reunião.

No primeiro ponto da pauta foi sugerido a construção de uma comissão para a organização do curso de formação política; as pessoas que constroem o Fórum também poderão enviar textos de sugestões para o curso de formação. Desta maneira é importante que aquelas e aqueles que queiram contribuir na organização e nos textos para o curso de formação, se apresentem enviando seu nome e/ou seus textos para o email institucional: forumdecultura.ba@gmail.com - coloque no título da mensagem: Compor comissão de organização e/ou sugestão de texto.

A comissão de organização do curso deve construir junto a facilitadora Lilian Pacheco (Pedagoga - Grãos de Luz Griô) o método e a programação do curso, bem como organizar e selecionar a parte pedagógica que será utilizada durante o curso de formação.

No segundo ponto de pauta: Houve a sugestão de socializarmos o calendário das conferências municipais e setoriais, pois as etapas territoriais já está disponível em nosso blog (http://www.forumdeculturadabahia.blogspot.com.br/2013/05/v-conferencia-de-cultura-da-bahia.html). Assim poderemos mapear que são os representantes do fórum que estão nas cidades de realização da conferência e que poderá garantir a inclusão da carta de canudos (http://www.forumdeculturadabahia.blogspot.com.br/2013/06/carta-de-canudos-contribuicoes-para-v.html) nos documentos finais de cada conferência municipal onde o fórum estiver representado.

Neste sentido é importante que todas e todos contribuam na divulgação do calendário de cada etapa municipal que tiverem noticias, sugerimos o envio da data para nosso email institucional para que assim possamos mapear e articular nossas representações, lembremos que já realizamos encontros nos territórios da Região Metropolitana de Salvador, na Chapada Diamantina, no Recôncavo, no Baixo Sul, no Litoral Sul e no Sertão do São Francisco, por essa razão devemos garantir a inclusão da carta nos anais das cidades pertencentes a esses territórios e na conferência territorial dos mesmos.

No terceiro ponto de pauta, tivemos a noticia que Sônia Miranda da cidade sede do VIII Encontro vai está em Salvador na semana entre os dias 28/06 e 04/07, desta maneira iremos aproveitar a presença da mesma, assim combinamos com ela a próxima reunião do  Fórum para o dia 03/07 às 18h na Biblioteca Pública dos Barris, nesta reunião Sônia irá nos atualizar sobre a organização do VIII Encontro na cidade de Tucano. Extremamente importante a presença de todos e todas. A partir desta conversa iremos articular a visita ao território e as estratégias de inclusão das outras cidades na construção do encontro.

No quarto e último ponto, percebemos que vários membros do Fórum já estão participando ativamente das manifestações em prol do Pacto Nacional e do Passe Livre, porém não como Fórum de Cultura da Bahia, mas sim, como cidadãos e cidadãs comuns e/ou representantes de outras organizações ou coletivos,  sendo assim, consensualizamos que é importante o Fórum se fazer presente nas ruas, mas, trazendo as bandeiras e reivindicações que dizem respeito à Cultura, assim estaremos focando naquilo que nos diz respeito, ficou combinado então que na reunião do dia 03/07  devemos trazer os temas sobre as Políticas Públicas de Cultura e outras questões que queremos incluir nas reivindicações dos atos, vamos confeccionar cartazes e faixas para inserir nas manifestações. Tivemos informações também sobre a articulação em prol da criação da Frente Búzios, coletivo que pede a inclusão das questões que diz respeito a população negra e periférica nas reivindicações das manifestações.

Ao final da reunião, Freitas, Fernando e Sophie foram acompanhar a reunião da Frente Búzios para explicar os objetivos da Frente na próxima reunião do dia 03/07.

Este relato fica aberto a contribuição dos/as outros/as participantes que estiveram presentes na reunião aqui relatada.

Lembrando: Reunião do Fórum de Cultura da Bahia
Dia e hora: 03/07 às 18h
Local: Espaço Xisto da Biblioteca Pública da Bahia (subsolo da Biblioteca)
End: Rua General Labatut, s/n - Barris, Salvador/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário