domingo, 7 de julho de 2013

Relato da reunião do dia 03/07/2013 – Biblioteca Central do Estado, Barris - Salvador/BA

Fórum de Cultura da Bahia

Relato da reunião do dia 03/07/2013 – Biblioteca Central do Estado, Barris – SSA.

Relator: Alexsandro Castanha

Lista dos presentes: Antonio Fernando de Albuquerque, Débora Rocha, Freitas, Cláudio Nyack, Sônia Miranda Bastos, Sofia Regina, Douglas de Almeida, Juliana Araújo, Carlos Coscarque, Lísia Lira, Cristina Gonçalves e Alexsandro Castanha

Pauta:
  1. V CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA
  2. PARTICIPAÇÃO DO FÓRUM NA MOBILIZAÇÃO NACIONAL
  3. CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA
  4. VIII ENCONTRO FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA




    V CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA
Cristina e Douglas Almeida sugeriram que houvesse uma participação maior de delegados de cultura na Vª Conferência Estadual de Cultura da Bahia preparados para uma maior participação nas discussões e que esses sejam principalmente dos locais onde os Encontros do Fórum de Cultura da Bahia já passou;
Freitas pontuou que era importante levar para a Vª Conferência como contribuição, idéias para construção do Plano Estadual de Cultura, visto que a construção deste plano é o principal objetivo da Conferência. Na reunião com a participação de todo o grupo surgiu à primeira contribuição:

Inserir nas coordenações das escolas estaduais e municipais de ensino médio Coordenadores Pedagógicos, atendendo as exigências do plano nacional de educação, visto que as escolas da Bahia não estão munidas desse/a profissional, a Coordenação Pedagógica tem a função de transversalizar a grade curricular da escola com as atividades extra curriculares que abordem a relação com a comunidade onde a escola está localizada, isso inclui, Gincanas, inserção da cultura em sala de aula, Feiras, semana da ciência e diversas outras atividades. Entendemos que este/a profissional é essencial para o aumento do sentimento de cidadania e de coletividade, na formação educacional, sobretudo para o enriquecimento cultural e ancestral dos/as estudantes. Os presentes ficaram de analisar o plano estadual de cultura e na lei orgânica se já consta algo relacionado à questão da coordenação pedagógica em arte e cultura entre as ações ou se apenas não é praticada.

PARTICIPAÇÃO DO FÓRUM NA MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Falou-se da necessidade urgente de Incluir a pauta da cultura nas manifestações nacionais. O grupo decidiu  participar das próximas manifestações e levar para as ruas palavras de ordem relacionadas à cultura que serão sugeridas e criadas através de pessoas mobilizadas pelas   redes sociais; os temas principais decididos na reunião foram:
  1. Inclusão de Coordenadores pedagógicos em todas as escolas da Bahia;
  2. Mais equipamentos culturais;
  3. Mais Arte na rua;
  4. Descentralização do financiamento da cultura;
  5. Democratização dos meios de comunicação.


CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

Ficou decidido que a data provável para o curso de formação política para os coordenadores do Fórum e interessados seria nos dias 31 e 1º de agosto na Cidade do Saber em Camaçari de acordo com a disponibilidade de uma das facilitadoras, Lílian Pacheco (Pedagoga- Grãos de Luz). Nesta reunião foi montada a comissão para a formatação do curso compreendida por Douglas Almeida, Cristina Gonçalves e Freitas.

VIII ENCONTRO FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA – TUCANO/BA

Esta reunião como anunciado anteriormente contou com a participação de Sônia Miranda Bastos da cidade de TUCANO sede do VIII Encontro Fórum Estadual de Cultura da Bahia, ela nos contou as novidades da região e ficou de redigir um pré-projeto contendo objetivo do encontro, orçamento e parte pedagógica para ser apresentado na próxima reunião, ela nos informou também que já está se mobilizando em prol do VIII Encontro e que, inclusive já entrou em contato com a Secretaria de educação e cultura local, a mesma mostrou bastante interesse pelo evento disponibilizando assim vários espaços para plenária, alojamento e oficinas do VIII Encontro do Fórum. Fernando de Albuquerque ficou de visitar a cidade de Tucano entre os dias 12,13 e 14 de julho fotografar os espaços e trazer para a próxima reunião 20/07/2013 um parecer, no sentido de ajudar-nos na escolha dos espaços e dar continuidade ao processo de construção do Encontro.

*Relato aberto para contribuições dos presentes na reunião

Próxima Reunião:
Data: 20/07/2013- sábado- 14hs
Local: a definir e ser divulgado em breve.

2 comentários:

  1. Adorei o curso de Formação política, pena que ainda não estarei em Salvador, por que não colocam o curso para lá do dia 20 de agosto, fica a sugestão, ( risos)

    Att: Lara Rodrigues.

    ResponderExcluir
  2. Olá, trabalho na Diretoria de Audiovisual FUNCEB/SECULT, sou de Quijingue território do Sisal, estudante da UFBA, gostaria de está participando e se possível ajudar de alguma forma na realização do próximo em Tucano.
    Como fazer contato, os encontros?

    abraços

    ResponderExcluir