terça-feira, 27 de agosto de 2013


AVISO DE CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA !!!
para sexta feira 30/08/2013 no espaço xisto, as 18 horas.

PAUTA:
curso de formação política / V conferência / VIII ENCONTRO e outros assuntos.

MARQUEM SUA PRESENÇA !!!!!!!!!!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Programação do curso de formação do Fórum de Cultura da Bahia

Programação do curso de formação do Fórum de Cultura da Bahia
Dias 23, 24 e 25 de agosto de 2013

Museu do Objeto Imaginário – Rua Gregório de Matos, 13 Pelourinho (Rua da Praça Tereza Batista)

Módulo I - Conceitos, Filosofia e Ideologias das Culturas

Dia 23/08 – Sexta-feira
Conferência de Abertura
O Papel dos Movimentos Sociais e o Controle Social das Políticas Públicas de Cultura na Bahia: O SER MILITANTE, com Drº Jorge Conceição e Drº Penildon Silva Filho

Dia 24/08 – Sábado
         09h – Dinâmica de apresentação
1.     O que é cultura ancestralmente autêntica
2.     O que é cultura folclorizada?
3.     O que é folclore institucionalizado?

12h - Almoço

14h – Dinâmica de Retorno

4.     Como buscamos a ancestralidade/identidade cultural autêntica
5.     Sistematização da missão do fórum.
O que é o fórum?
O que o Fórum quer?
E o que eu quero do Fórum e de seus conceitos qualificadores?
17h – Encerramento do sábado

Dia 25/08 – Domingo
09h – Dinâmica incial
6. Revisão do plano estadual de cultura e sua coerência com as demandas prioritárias das conferências anteriores – Ação estratégica nas V Conferência.de Cultura da Bahia.

13h – Encerramento

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conferência de Abertura do Curso de Formação Politica do Fórum de Cultura da Bahia

CURSO DE INTRODUÇÃO À FORMAÇÃO FILOSÓFICA/POLÍTICA DE AGENTES CULTURAIS DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA

O Fórum de Cultura da Bahia realiza uma jornada de formação política que se iniciar na  penúltima semana de agosto e vai até o dia 03 de novembro. E terá na sua Conferência de abertura uma mesa com o Doutor Jorge Conceição e o Doutor Penildon Silva Filho.



Com o objetivo de qualificar afetivamente, filosoficamente, politicamente e historicamente as lideranças, griôs e mestres e agentes culturais da Bahia é que Fórum de Cultura da Bahia cria essa jornada de formação. Bem como fortalecer o sentimento de sujeitos consciente da ancestralidade, identidade e diversidade do povo baiano e também brasileiro.

“Precisamos Potencializar o Fórum como um corpo institucional solidário e envolvido capaz de desafiar, questionar e revisar as políticas públicas de cultura nos municípios, no estado e em âmbito federal. Necessitamos também estar instrumentalizado com uma missão compartilhada com conceitos qualificadores para criar um planejamento e ações estratégicas diante dos espaços de poder e participação da sociedade para a construção de políticas públicas, principalmente as conferências, conselhos”, afirma Eucimar Freitas – membro do Fórum de Cultura da Bahia e um dos coordenadores do Curso de Formação Política.

O Programa do curso é dividido em 04 módulos, sendo um módulo por mês, as propostas de datas poderão sofrer alterações.

Módulo I - Conceitos, Filosofia e Ideologias das culturas – Data: 23 a 25 de agosto
Módulo II - O papel da educação popular pluriétnica e da pedagogia griô – Data: 13, 14,15 de setembro
Módulo III - Cuidado e valorizações pessoais e transpessoais – Data: 11 a 13 de outubro
Módulo IV - Princípios organizacionais para o fórum de cultura – Data: 1 a 3 de novembro

Na Conferência de abertura do Curso, o Fórum convida a todos para participar de uma mesa que terá como tema O Papel dos Movimentos Sociais e o Controle Social das Políticas Públicas de Cultura na Bahia. O SER MILITANTE. A mesa terá como oradores o Doutor Penildon Silva Filho - Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, Doutor em Educação, especialista nos temas Educação, Comunicação, Políticas Públicas, Estado e Democracia e o Doutor Jorge Conceição - Ex Professor titular da Universidade Católica e da Universidade Estadual da Bahia em ambas ministrou aulas sobre Geo-Política brasileira, Escritor de vários livros, sendo os últimos títulos: Negritude: do Espelho a Identidade Autêntica e Capoeira: um exemplo de educação Ambiental e Corporal é também Idealizador do Curso de Formação Política do Fórum de Cultura da Bahia. A conferência será no Museu do Objeto Imaginário que fica na rua Gregório de Matos, 13 – Pelourinho terá inicio às 18h30min.

Serviço
O que: Curso de Formação do Fórum de Cultura da Bahia
Quando: 1º Módulo de 23 a 25 de agosto
Local: Museu do Objeto Imaginário – Pelourinho
Hora: 18h30min no dia 23/08 e a partir das 08h nos dias 24 e 25 de agosto
Mais Informações: 
07133220725

quinta-feira, 15 de agosto de 2013


                      
                                      Editora Unisinos e Fórum de Cultura da Bahia incentivando a Leitura !!!



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Relato da reunião do dia 07/08

Reunião do Fórum de Cultura da Bahia

No dia 07 de agosto de 2013, os coordenadores e membros do Fórum de Cultura da Bahia, Claudio Vilas Boas, Cris Gonçalves, Darlon Silva, Freitas, Larissa Rodrigues e Rita Pinheiro se reuniram no Espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris, com o fim de proceder sobre os seguintes pontos de pauta:
1- Informes
2- Conferências Territoriais
3- Curso de formação política e pedagógica
4- VIII Encontro

Rita Pinheiro informa que participou da conferência de Salvador e Maracás em representação ao Fórum de Cultura, fala da manifestação artística em que fez na conferência de Salvador. Cristina Gonçalves alerta para maior articulação enquanto representante do Fórum estiver presentes.
Foi debatido a importância dos membros divulgar suas participações enquanto representação do Fórum, suas impressões gerais das atividades, como por exemplo a das conferências, na lista de discussão e no grupo do facebook.
Freitas informa que está dialogando com a UFBA um projeto de extensão em parceria ao Fórum de Cultura, ligado ao mapeamento cultural a partir dos territórios de identidade.
Foi explicitada no segundo ponto de pauta, acusa a relevância da participação de membros do fórum nas conferências territoriais. A necessidade de publicitar a Carta de Canudos.
No terceiro ponto de pauta foi confirmado o Museu do objeto imaginário, no Pelourinho para o primeiro módulo do curso de formação política, ministrado pelo Prof. Jorge Conceição, de 23 a 25 de agosto. Foi proposto que membros pudessem estar colaborando com hospedagem solidária aos participantes de outras cidades que tenham interesse em participar do curso.
Ao VIII encontro ficou agendado uma visita no dia 08, 09, 10 e 11 de agosto na cidade de Tucano para garantia da construção do Encontro, nesses dias serão dialogados necessidades e firmamentos gerais. Foi incumbido de Darlon e Fernando ir no dia 08 e Freitas dia 10.
Foi marcada uma nova reunião para o dia 13 de agosto, no espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris, as 18:00 hrs. Justificaram ausência Débora Medeiros, Helder Bomfim e Tamires Coutinho. E eu Darlon Santos da Silva lavro esta ata.

Salvador, 8 de agosto de 2013.

domingo, 4 de agosto de 2013

Relato da Reunião do dia 29/07/2013 em Salvador/BA


Reunião do Fórum de Cultura da Bahia

No dia 29 de Julho de 2013, os coordenadores e membros do Fórum de Cultura da Bahia, Claudio Vilas Boas, Cris Gonçalves, Darlon Silva, Débora Medeiros e Freitas se reuniram no Espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris.

Pauta: 1- Informes; 2- Conferência Municipal de Cultura em Salvador, 3- VIII 
Encontro; 4- Curso de formação política e pedagógica; 4- O que ocorrer.

Cris Gonçalves informa que participou da conferência municipal de Itapicuru e Rio Real, representando o fórum. Darlon participou da conferência de Cruz das Almas e foi eleito como delegado suplente do mesmo município. No primeiro ponto de pauta foi discutida a importância de estarem presentes membros do fórum na conferência de Salvador, em todos os eixos. Propor a leitura da carta de Canudos dentro da Conferência. Estimular participantes membros do fórum a serem delegados.

Para a organização do VIII Encontro, foi marcada uma visita à cidade de nos dias 08, 09, 10 e 11 de agosto a cidade de Tucano, para articulações gerais, ir às rádios, anotar contatos, etc. Foi solicitada a imediata confecção e envio do projeto do Encontro. Organizar a programação do Encontro. Foi deliberada que a primeira atividade do domingo na programação deve ser a eleição ao próximo Encontro. Discutir as oficinas, a quantidade e os facilitadores.

Freitas propôs uma audiência pública dentro do VIII Encontro em conjugue com a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, da qual irá esclarecer mais na próxima reunião. O quarto ponto de pauta inicia com o informe do local a acontecer, confirmado em Jauá, Rua Amazonas, nº 3, Avenida Beira-Mar. Débora ficou responsável de elaborar artes de divulgação para o grupo de formação. Cláudio ainda discutiu sobre mudanças regimentais e prestação de conta do VII Encontro a retomar na próxima reunião. Foi marcada uma nova reunião para o dia 05 de agosto, no espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris, as 18hrs

Salvador, 04 de agosto de 2013.
Darlon Santos da Silva.