terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conferência de Abertura do Curso de Formação Politica do Fórum de Cultura da Bahia

CURSO DE INTRODUÇÃO À FORMAÇÃO FILOSÓFICA/POLÍTICA DE AGENTES CULTURAIS DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA

O Fórum de Cultura da Bahia realiza uma jornada de formação política que se iniciar na  penúltima semana de agosto e vai até o dia 03 de novembro. E terá na sua Conferência de abertura uma mesa com o Doutor Jorge Conceição e o Doutor Penildon Silva Filho.



Com o objetivo de qualificar afetivamente, filosoficamente, politicamente e historicamente as lideranças, griôs e mestres e agentes culturais da Bahia é que Fórum de Cultura da Bahia cria essa jornada de formação. Bem como fortalecer o sentimento de sujeitos consciente da ancestralidade, identidade e diversidade do povo baiano e também brasileiro.

“Precisamos Potencializar o Fórum como um corpo institucional solidário e envolvido capaz de desafiar, questionar e revisar as políticas públicas de cultura nos municípios, no estado e em âmbito federal. Necessitamos também estar instrumentalizado com uma missão compartilhada com conceitos qualificadores para criar um planejamento e ações estratégicas diante dos espaços de poder e participação da sociedade para a construção de políticas públicas, principalmente as conferências, conselhos”, afirma Eucimar Freitas – membro do Fórum de Cultura da Bahia e um dos coordenadores do Curso de Formação Política.

O Programa do curso é dividido em 04 módulos, sendo um módulo por mês, as propostas de datas poderão sofrer alterações.

Módulo I - Conceitos, Filosofia e Ideologias das culturas – Data: 23 a 25 de agosto
Módulo II - O papel da educação popular pluriétnica e da pedagogia griô – Data: 13, 14,15 de setembro
Módulo III - Cuidado e valorizações pessoais e transpessoais – Data: 11 a 13 de outubro
Módulo IV - Princípios organizacionais para o fórum de cultura – Data: 1 a 3 de novembro

Na Conferência de abertura do Curso, o Fórum convida a todos para participar de uma mesa que terá como tema O Papel dos Movimentos Sociais e o Controle Social das Políticas Públicas de Cultura na Bahia. O SER MILITANTE. A mesa terá como oradores o Doutor Penildon Silva Filho - Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, Doutor em Educação, especialista nos temas Educação, Comunicação, Políticas Públicas, Estado e Democracia e o Doutor Jorge Conceição - Ex Professor titular da Universidade Católica e da Universidade Estadual da Bahia em ambas ministrou aulas sobre Geo-Política brasileira, Escritor de vários livros, sendo os últimos títulos: Negritude: do Espelho a Identidade Autêntica e Capoeira: um exemplo de educação Ambiental e Corporal é também Idealizador do Curso de Formação Política do Fórum de Cultura da Bahia. A conferência será no Museu do Objeto Imaginário que fica na rua Gregório de Matos, 13 – Pelourinho terá inicio às 18h30min.

Serviço
O que: Curso de Formação do Fórum de Cultura da Bahia
Quando: 1º Módulo de 23 a 25 de agosto
Local: Museu do Objeto Imaginário – Pelourinho
Hora: 18h30min no dia 23/08 e a partir das 08h nos dias 24 e 25 de agosto
Mais Informações: 
07133220725

Nenhum comentário:

Postar um comentário