domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ata de reunião do dia 14 de fevereiro



No dia 14 de fevereiro de 2014, os coordenadores e membros apoiadores do Fórum de Cultura da Bahia, Antônio Barbosa, Cristina Gonçalves, Darlon Silva, Débora Medeiros, Eucimar Freitas, Gilson Coelho, Graça Maria Dias Brito, Janete Catarino, Jorge Sales, José Hamilton Oliveira, Julia Telma, Laecio Silva e Marcio Nei Gonçalves, Mano Gol, Rita Pinheiro, Robson, Rosa Maria Bomfim e Runilda se reuniram às 14h no Centro de Cultura, centro cultural da Praça da Bíblia de Simões Filho, com o fim de proceder sobre os seguintes pontos de pautas: 1- Aprovação do Projeto do IX Encontro (Formação Política); 2- Escolha da Logomarca do IX Encontro (Formação Política); 3- Escolha do tema do IX Encontro (Formação Política), 4-Mobilização do Território da RMS; 5- O que ocorrer.

Janete Catarino sugere que o tema do encontro de formação homenageei aos centenaristas, como Carolina de Jesus e Clementina, e também torne evidente a causa indígena, mas deve debruçar em toda diversidade das matrizes culturais da Bahia. Jorge Sales complementa que se devem homenagear os seguimentos da cultura, e que se referende em um representante do seguimento. Cristina Gonçalves indica Nadia Akauã como representante da comunidade indígena. O título ao tema decidido foi formulado com a seguinte frase, “Uma Homenagem às Comunidades Indígenas e aos Centenaristas da Cultura”.

Rita Pinheiro inicia a leitura da apresentação do Fórum no projeto. Cristina Gonçalves alerta que o fórum não tem a função prioritária de articulação, mas de formação, do qual não consta de modo esclarecido no texto. Darlon Silva concorda que o texto deve ser todo avaliado e refeito, mas por uma questão de prioridade a pautas emergenciais, a correção deve prorrogar a outra reunião. Freitas sugere ainda que a questão da apresentação deve estender a uma plenária.

Após ter lido a justificativa do projeto, é denunciado alguns erros de concordância gramatical, do qual Rita Pinheiro se responsabilizou de fazer a devida adequação e reenviar aos presentes. O objetivo geral foi aprovado e o específico foi alterado, que já consta suas modificações no projeto atualizado, divulgado à Comissão de Elaboração do Projeto.

Cristina Gonçalves ratifica que não deve haver prorrogação desnecessária para data da inscrição, 15 de março à 31 de março, e que a seleção dos passageiros do ônibus da RMS deve levar em conta a inscrição no prazo.

Discutido a relevância das oficinas que antecedem o encontro para a construção de um evento de qualidade, sendo já eleitos Janete Catarino, Antonio Fernando, Cristina Gonçalves e Rita Pinheiro como facilitadores, a realizar 22, 23 e 24 de abril na cidade de Simões Filhos.

Foi decidido que o credenciamento deve ser rigoroso, principalmente para a segurança dos participantes e do evento. Sendo a eleger um responsável pelo credenciamento, que terá o total controle das fitas que dão acesso ao evento. Somente o responsável terá autoridade para tais questões, ele deve obedecer somente às exigências do credenciamento legal, que são a inscrição, o pagamento da taxa, o horário e o dia determinado. Abrindo tolerância quanto ao horário apenas para os participantes que declararem serem de outros territórios de identidade e ter havido algum problema justificável. Todo processo da inscrição é obrigatório que se contabilize.

Fernando chama atenção para a necessidade de uma reunião diária da coordenação nos dias do encontro. Darlon ficou incumbido de solicitar a confirmação da participação dos demais coordenadores do Fórum para o encontro de formação política.

Jorge Sales informou que na cerimônia de abertura estarão presentes autoridades. O mesmo propõe um script para o mestre de cerimônia. Modificações gerais, de temas, palestrantes, rodas, facilitadores e locais de realização se encontra no projeto que segue em anexo a esta ata divulgada no e-mail oficial da coordenação.

No segundo ponto de pauta foi elogiada a logomarca apresentado pela Comissão Local. A logomarca faz referência à cultura da paz e a todo território de identidade da Região Metropolitana e ainda ressalta um patrimônio da cidade de Simões Filhos que vai receber o encontro. Foi aprovada parcialmente a logomarca, e sugerido alguns acréscimos de melhorias, sendo retornada a aprovação integral a próxima reunião com a Comissão Local.

Uma reunião da Coordenação do Fórum foi agendada para 20 de fevereiro de 2014, às 17horas, no espaço Xisto, complexo da Biblioteca Pública dos Barris.

E eu, Darlon santos da Silva, lavro esta ata.

23 de fevereiro de 2014.

NOTA DE REPÚDIO DO FALA AÊ GALERA CONTRA O CASO DE JANAÍNA OLIVEIRA EM ITAJUÍPE.



Pode crer companheiro mais força na militância, agora as bandeiras se erguem mais e mais no combate as opressões – Janaína Oliveira
           
INADMISSÍVEL. Não podemos conceber que nos dias de hoje, pessoas sejam vítimas de homofobia, racismo, machismo e sexismo. A homofobia é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais e, consequentemente, contra a homossexualidade, e que pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contra homossexuais.
Na madrugada do dia 23 de fevereiro de 2014, a jovem Janaina Oliveira, foi vítima de um episódio covarde de homofobia e sexismo. Um grupo de jovens insultou a jovem com falas repressivas e homofóbicas trazendo discursos machistas e ofensivos.
Hoje sei o que é definitivamente a homofobia, o racismo, machismo porque vivenciei tudo de forma opressora nesta semana. Hoje voltando com dois amigos que me traziam pra casa, passei por um ato homofóbico, quase seguindo por agressão física, graças ao meu amigo não apanhei, mas me constrangeram moralmente, jovens os quais conheço, me agredindo com palavras, tais como "chupam meu ovo, minha pica, vou te bater nem que eu vá pra cadeia". “Ao ouvir fui ao encontro deles com discurso de quem milita”: seus homofóbicos, machistas me respeitem, vocês estão me violentando" eles em específico dois dos tais, vieram pra cima de mim, afrontando. Essa é a sociedade itajuipense e sei que isso acontece em todo país. Nossa Sociedade é formada por opressores e forma pessoas opressoras
Por fim sou negra, pobre, cotista de uma universidade pública que não me ajuda a me manter nela, corrompida pelo capitalismo, lésbica, com poucos amigos, oprimida e com orgulho de ser assumida (minha família sabe e não permiti que minha mãe visse meu pranto). Pode crer companheiro mais força na militância, agora as bandeiras se erguem mais e mais no combate as opressões.
Nesse momento nos vem a reflexão que somos filhos de uma sociedade cheia de ranços de uma cultura atrasada, baseada em padrões de moralismo, e, diga-se de passagem, de um falso moralismo que anula os desejos e a subjetividade humana.
Ultimamente temos assistido de maneira rotineira e até cansativa, pois tem se tornado manchete diária, casos em que pessoas são agredidas, violentadas, mortas pelo simples fato de serem homossexuais. Quando se coloca em pauta a discussão da Sexualidade, as pessoas correm, disfarçam, olham para o alto e se policiam para não estarem pecando. Ainda estamos sentindo a sexualidade como o ato sexual, como nos foi posta em tempos de outrora.

O que não podemos mais admitir é que pessoas sejam diuturnamente espancadas, violentadas nesse país. Pessoas essas que são submetidas a processos de humilhações, traumas e roubo de suas subjetividades. E isso vem acontecendo a bel prazer de pessoas que são alimentadas pela indiferença e intolerância, praticando crimes de ódio e ficando na mais vergonhosa impunidade. 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ata da reunião do dia 07 de fevereiro de 2014

No dia 07 de fevereiro de 2014, os coordenadores e membros apoiadores do Fórum de Cultura da Bahia, Antônio Fernando, Darlon Silva, Eucimar Freitas, Hebert Brito, Jéssica Sampaio, Jorge Sales, Laecio Silva e Marcio Nei Gonçaves se reuniram às 14h no Centro de Cultura, complexo da Praça da Bíblia de Simões Filho, com o fim de proceder sobre os seguintes pontos de pautas. 1- Discursão do Projeto do IX Encontro do Fórum e 2- O que ocorrer.  

Inicialmente Freitas faz uma apresentação geral do projeto do IX Encontro, depois justifica o projeto. Discute se os objetivos gerais e específicos, sendo que as modificações foram enviadas para o e-mail da coordenação do Fórum. O Secretário Jorge Sales se preocupa com a linguagem do projeto, e se responsabiliza de encaminhar a um profissional das letras para as adequações pertinentes. 

Levando em consideração os encontros anteriores, foi alertado questões como credenciamento, também o de colocar os nomes das companhias e grupos na programação do encontro. 

Foi indicado alguns nomes para estarem presentes no encontro, como o de facilitadores de rodas de conversas e palestrantes de mesas. Ficou decidido que para reflexão dos nomes indicados também poderia ser sugerido para o e-mail oficial da coordenação e na próxima reunião. Os nomes já se encontram presentes no projeto divulgado a Comissão de Elaboração. A seleção será feita de acordo com a sugestão e a disponibilidade do convidado. 

Foi deliberado que o prazo de inscrição para o encontro será de 15/03/2014 á 31/03/2014. Discutiu ainda a questão da programação, como horário de alimentação e adiantamento do inicio da programação das 08:00 horas para as 07:00 horas. Estas modificações se encontram no projeto atualizado. 

No segundo ponto de pauta foi discutida melhorias para as próximas reuniões. É necessário o cumprimento do horário. Os presentes na reunião procurarem estarem cientes das deliberações anteriores. Estar compromissado com as decisões. Fernando sugeriu uma caixa do fórum para o pagamento de custos com o fórum, sendo que ficou de propor de modo mais elaborado nas próximas reuniões. 

Uma reunião foi marcada para o dia 14 de fevereiro as 14:00 horas no Centro de Cultura em Simões e Filho para ser rediscutido e aprovado o projeto.

E eu, Darlon Santos da Silva, lavro esta ata.
12 de fevereiro de 2014.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MOBILIZAÇÃO REUNIÃO IX ENCONTRO

MUITO IMPORTANTE A PRESENÇA DE TODAS E TODOS, AJUDE-NOS A MOBILIZAR.
AS PRINCIPAIS CIDADES SÃO: SALVADOR, LAURO DE FREITAS, CAMAÇARI, DIAS D´AVILA, CANDEIAS, SIMÕES FILHO. SALINAS DAS MARGARIDAS, ITAPARICA, VERA CRUZ E MADRE DE DEUS


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Comunicado importante.



Reunião CANCELADA
Dia 05/02 - quarta-feira
A reunião foi cancelada ( hoje dia 04/02 ás 17:10) pela  secretaria de Cultura de Simões Filho.
A NOVA DATA para a elaboração do projeto para o IX ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA

Será no DIA Sexta-feira 07/02 às 14hs no centro de cultura, Praça da Bíblia.

Relato da Reunião do dia 29/01 - IX Encontro do Fórum de Cultura da Bahia

Salvador, 29/01/2014 - Espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris

Hamilton, Graça, Rita, Janete, Freitas, Cristina Gonçalves, Débora e Fernando

Inicio da Reunião às 19h15min

Pauta
1- Relato da Reunião anterior em Simões Filho no dia 25/01
2- Acordado que as reuniões (das Quartas – feiras) a serem realizas terão inicio pontualmente 19h
3- Acordado que o próximo encontro do Fórum de cultura será realizado dias 25 – 26 – 27 de Abril em Simões Filho
4- Foi criada uma comissão realizadora para elaboração do cortejo de Abertura do XI encontro composta por Rita Pinheiro (Salvador), Antônio (Simões Filho), Jorge (Simões Filho), Fernando do Recife (Salvador), Laercio (Simões Filho), Robert (São Francisco do Conde), Robert deverá ser consultado por Rita.
5- Dia 07/02 (à confirmar) almoço com o secretario de cultura de Simões Filho. (Terá a participação de 3 (três) representante do Fórum de Cultura da Bahia à ser escolhidos ou convocados)
6- Encaminhado por Janete a Minuta do Projeto a Rita (obs.: que não foi repassado para os outros membros do fórum por não ter chegado em tempo hábil para a apreciação).
7- Foi aprovado a Realização da revisão do regimento (sendo constato falhas e omissão em itens por alguns membros do fórum). Ainda a ser marcado

8- Apresentado O projeto e orçamento iniciais para elaboração do IX encontro.
Pendências da ultima reunião do dia 25/01
1- Projeto (modelo em construção) a ser enviado para o secretario SF. Enviado por Freitas – OK
2- Reunião em Madre de Deus. Executado por Rita – OK Pendência a ser feitas com data de entrega até dia 31/01 1-

9- Cidades a ser convidadas para a reunião do dia 05/02:
Salvador – (responsável: Freitas)
Simões Filho – OK
Lauro de Freitas - (responsável: Freitas)
Itaparica - (responsável: Janete)
Vera Cruz - (responsável: Janete)
Salinas da Margarida- (responsável: Freitas)
Madre de Deus – ok (responsável: RitA)
Candeias - (responsável: Hamilton e Graça)
Camaçari - (responsável: Cristina ficou de fazer contato com Rosa)

Dia 05/02 será realizada uma reunião com todas as cidades da RMS para elaboração do próximo encontro Local: Simões Filho às 14h.


Relatora: Débora Medeiros