domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ata de reunião do dia 14 de fevereiro



No dia 14 de fevereiro de 2014, os coordenadores e membros apoiadores do Fórum de Cultura da Bahia, Antônio Barbosa, Cristina Gonçalves, Darlon Silva, Débora Medeiros, Eucimar Freitas, Gilson Coelho, Graça Maria Dias Brito, Janete Catarino, Jorge Sales, José Hamilton Oliveira, Julia Telma, Laecio Silva e Marcio Nei Gonçalves, Mano Gol, Rita Pinheiro, Robson, Rosa Maria Bomfim e Runilda se reuniram às 14h no Centro de Cultura, centro cultural da Praça da Bíblia de Simões Filho, com o fim de proceder sobre os seguintes pontos de pautas: 1- Aprovação do Projeto do IX Encontro (Formação Política); 2- Escolha da Logomarca do IX Encontro (Formação Política); 3- Escolha do tema do IX Encontro (Formação Política), 4-Mobilização do Território da RMS; 5- O que ocorrer.

Janete Catarino sugere que o tema do encontro de formação homenageei aos centenaristas, como Carolina de Jesus e Clementina, e também torne evidente a causa indígena, mas deve debruçar em toda diversidade das matrizes culturais da Bahia. Jorge Sales complementa que se devem homenagear os seguimentos da cultura, e que se referende em um representante do seguimento. Cristina Gonçalves indica Nadia Akauã como representante da comunidade indígena. O título ao tema decidido foi formulado com a seguinte frase, “Uma Homenagem às Comunidades Indígenas e aos Centenaristas da Cultura”.

Rita Pinheiro inicia a leitura da apresentação do Fórum no projeto. Cristina Gonçalves alerta que o fórum não tem a função prioritária de articulação, mas de formação, do qual não consta de modo esclarecido no texto. Darlon Silva concorda que o texto deve ser todo avaliado e refeito, mas por uma questão de prioridade a pautas emergenciais, a correção deve prorrogar a outra reunião. Freitas sugere ainda que a questão da apresentação deve estender a uma plenária.

Após ter lido a justificativa do projeto, é denunciado alguns erros de concordância gramatical, do qual Rita Pinheiro se responsabilizou de fazer a devida adequação e reenviar aos presentes. O objetivo geral foi aprovado e o específico foi alterado, que já consta suas modificações no projeto atualizado, divulgado à Comissão de Elaboração do Projeto.

Cristina Gonçalves ratifica que não deve haver prorrogação desnecessária para data da inscrição, 15 de março à 31 de março, e que a seleção dos passageiros do ônibus da RMS deve levar em conta a inscrição no prazo.

Discutido a relevância das oficinas que antecedem o encontro para a construção de um evento de qualidade, sendo já eleitos Janete Catarino, Antonio Fernando, Cristina Gonçalves e Rita Pinheiro como facilitadores, a realizar 22, 23 e 24 de abril na cidade de Simões Filhos.

Foi decidido que o credenciamento deve ser rigoroso, principalmente para a segurança dos participantes e do evento. Sendo a eleger um responsável pelo credenciamento, que terá o total controle das fitas que dão acesso ao evento. Somente o responsável terá autoridade para tais questões, ele deve obedecer somente às exigências do credenciamento legal, que são a inscrição, o pagamento da taxa, o horário e o dia determinado. Abrindo tolerância quanto ao horário apenas para os participantes que declararem serem de outros territórios de identidade e ter havido algum problema justificável. Todo processo da inscrição é obrigatório que se contabilize.

Fernando chama atenção para a necessidade de uma reunião diária da coordenação nos dias do encontro. Darlon ficou incumbido de solicitar a confirmação da participação dos demais coordenadores do Fórum para o encontro de formação política.

Jorge Sales informou que na cerimônia de abertura estarão presentes autoridades. O mesmo propõe um script para o mestre de cerimônia. Modificações gerais, de temas, palestrantes, rodas, facilitadores e locais de realização se encontra no projeto que segue em anexo a esta ata divulgada no e-mail oficial da coordenação.

No segundo ponto de pauta foi elogiada a logomarca apresentado pela Comissão Local. A logomarca faz referência à cultura da paz e a todo território de identidade da Região Metropolitana e ainda ressalta um patrimônio da cidade de Simões Filhos que vai receber o encontro. Foi aprovada parcialmente a logomarca, e sugerido alguns acréscimos de melhorias, sendo retornada a aprovação integral a próxima reunião com a Comissão Local.

Uma reunião da Coordenação do Fórum foi agendada para 20 de fevereiro de 2014, às 17horas, no espaço Xisto, complexo da Biblioteca Pública dos Barris.

E eu, Darlon santos da Silva, lavro esta ata.

23 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário