terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ata da reunião do dia 14 de dezembro 2013


No dia 14 de dezembro de 2013, os coordenadores e membros apoiadores do Fórum de Cultura da Bahia, Cristina Gonçalves, Darlon Silva, Eduardo Silva, Graça Maria Brito, Helder Bonfim, Janete Catarino, o Secretário de Cultura de Simões Filho Jorge Salles e seu assessor Flavio Santos, José Hamilton, Rita Pinheiro e Vagner Jorge Soares se reuniram às 9h no Espaço Xisto complexo da Biblioteca Pública dos Barris, com o fim de proceder sobre os seguintes pontos de pauta: 1- Informe sobre a realização da III Conferência Nacional de Cultura, 2- Resumo do VIII Encontro em Tucano, 3- Prestação de Contas do VIII encontro, 4- Deliberação da última assembleia da escolha do IX Encontro, 5- O que ocorrer.

Esclarecido aqui em ata que o Secretário de Cultura de Simões e Filho, Jorge Salles e seu assessor Flavio Santos só participaram da quarta pauta de discussão, referente à deliberação da última escolha do IX encontro.

Cristina Gonçalves e Rita Pinheiro que estiveram presentes na III Conferência Nacional de Cultura, que aconteceu de 27 de novembro a 01 de dezembro, repassaram sua experiência na mesma. Cristina ressaltou a interação social e os debates políticos na conferência, falou também do comprometimento do Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, por levantar a questão da necessidade da aprovação do Sistema Nacional de Cultura. Cristina informa que não fez a leitura da Carta elaborada no VIII encontro do Fórum de Cultura da Bahia por falta de oportunidade na plenária. Rita Pinheiro descreve e elogia a diversidade étnica cidadã presente no encontro e das relevantes propostas de acessibilidade social, também os seus parâmetros culturais.

No segundo ponto de pauta diversas vezes foi apontado à questão das mesas e roda de conversas do encontro de Tucano, que foi constatado que é fundamental que haja uma revisão para as próximas edições, foi indicado de que a “mega estrutura” é desnecessária e a solução é uma estrutura mais profunda e territorializada, como o exemplo da feira de economia solidária ser possibilitada nas próprias feiras livres como citou Janete Catarino onde a mesma questionou com Freitas ainda em Salvador a problemática de levar as barracas cedidas pela CESOL. Apesar do Fórum de Cultura da Bahia conseguir através da sua parceria com a UFBA e instituições ligadas a movimentos sociais o transporte gratuito para os alunos e a sociedade civil, o apoio para a construção do Fórum naquele território e como em outros é mínima. E citamos a importância de rever as inscrições para os participantes e seu comprometimento na construção do evento in-loco.  O credenciamento foi uma mostra de funcionalidade, apesar da problemática inicial, mas que foi superada e foi citada mais uma vez a falta de pessoal para tais funções. Reconhecemos publicamente a importância que Alex Castanha, Vaguiner Jorge, Talitha Andrade e Roberta Nascimento, esses se doaram para que fosse melhor executado o evento. Foi Parabenizado pelo compromisso com a produção e pertencimento sobre as ações do Fórum de Cultura da Bahia naquele território, além dos coordenadores envolvidos na construção do VIII Encontro em Tucano. Salientamos também o determinismo de Adriana Silva, Sônya Bastos e ainda Dedé e demais na construção e responsabilidade pelas diretrizes operacionais do evento e toda a comunidade, ressaltando ainda, a contribuição dos agentes culturais (jovens) daquele município. Foram relatados as experiências de produção do evento e seus meios, como os ofícios e impressões atualizados. Todos na reunião concordaram que o tempo para o inicio da produção do encontro deve se dar com mais antecedência. O pertencimento e responsabilidade dos membros devem ser mais incisivos, pontua ainda Janete Catarino.

A prestação de conta foi comungada de modo parcial, pois os membros Eucimar Freitas e Débora Medeiros, responsáveis pela prestação não compareceram a reunião e não delegou nenhum outro meio para tal fim. Os coordenadores presentes avaliaram as contas cientes e os pendentes débitos. Entre os débitos emergenciais foi deliberado o imediato pagamento das compras em geral no Território de Identidade do Sisal. Também foram alertados os outros gastos como o de membros do Fórum e de outros Territórios. Foi pontuado que é necessário uma documentação oficializada para prestação de contas, como o de recibos e declarações válidas. Foi decidido que Freitas preste conta de imediato e repasse para Janete Catarino toda a verba captada no VIII encontro. O mesmo já foi convocado por inúmeras vezes para iniciar e solucionar problemas ainda em questão por conta da verba que se encontra em sua conta bancária. No entanto, não houve nenhum retorno do mesmo para com os coordenadores que buscam a solução do problema. Cristina Gonçalves pontua que liga diariamente para o mesmo sem retorno.

No quinto ponto de pauta, ainda Cristina Gonçalves informa que a Excelência do Deputado Marcelino Gallo publicou que apoiava incondicionalmente o Fórum de Cultura da Bahia, essa divulgação é incoerente, pois o mesmo nunca apoiou incondicionalmente o Fórum. Foi sugerido e aprovado em reunião uma nota de correção da fala do deputado.

No ultimo ponto de pauta foi recebido o Secretário de Cultura e seu assessor para discutir o assunto proposto. Foi feito uma síntese de apresentação do Fórum de Cultura da Bahia e a proposta dos encontros nos territórios de identidade. Foi informado o equivoco da eleição de encontro no mesmo território de identidade, a partir do regimento interno do Fórum de Cultura da Bahia, na região metropolitana esta situação foi alertada por Rose durante a plenária e por questão de tempo não se discutiu com a plenária. Mediante tal situação uma nova proposta foi discutida. Os membros debateram um novo método para a ação do próximo encontro – um congresso ou seminário do Fórum. A metodologia foi apontada tendo três dias de duração e com foco na formação política e de cidadania dos participantes, com o tema norteador: O que é Cultura? Ou ainda “Diversidade Cultural e sua Desigualdade de Trocas” Foi também firmado locais adequados para realização, possíveis parceiros para mobilização do evento e foi decidido em agenda a realizar-se nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2014. Janete Catarino pontua que a data histórica o dia 19 – Dia do Índio o evento deve ser completamente dedicado à uma reflexão sobre a  valorização e importância dos povos indígenas, a manutenção de suas terras e o respeito por suas manifestações culturais. Assunto este dialogado posteriormente por telefone com o secretario Jorge Sales e o mesmo concordou e sinalizou que é também intenção da sua gestão a valorização do tema e comemorações em 2014.

O Secretário firma relação de cooperação na produção do evento. Fundamenta seu discurso no conceito de conteúdo político e exercício de controle social. Faz uma analise de comparações de como se dá a cultura no município em que atua, como o exemplo do superfaturamento da produção artesanal de berimbaus em Lauro de Freitas. Foi asseverado que duas semanas antes do evento vai acontecer uma preparação cultural de pré-formação do congresso para capacitar e qualificar os jovens a produção local do evento. É dito a importância de mobilizar a região circunvizinha e o secretário Jorge Sales se comprometeu em fazer contato com os gestores de Camaçari, Dias D’Ávila e outros.

Uma nova reunião foi marcada para 17 de dezembro às 19h no Espaço Xisto da Biblioteca Pública dos Barris. A responsabilidade pelo anteprojeto está a cargo de Janete Catarino, Cristina Gonçalves, Rita Bacelar, Helder Bonfim, Darlon Santos e os coordenadores que estiveram presentes na reunião e estão acima citados. Todos formam a comissão para decisões do evento a ser realizado na Região Metropolitana – Simões Filho nos dias 18, 19 e 20.

Cristina Gonçalves avisou sobre o próximo encontro do Fórum e da conversa com Adelson Fonseca que disponibilizou a ocupação no seu território para discussões do IX encontro e também decidido que durante o I Congresso em Simões Filho a plenária elegerá o território para o próximo Encontro do Fórum de Cultura da Bahia. E com isso todos os presentes concordaram e citou a importância e respeito à plenária que houve em Tucano e sua decisão e sem contestações foi escolhido o território da RMS – Simões Filho.

E eu, Darlon Santos da Silva, lavro esta ata.
17 de setembro de 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário